Senai realiza curso de capacitação para pilotagem de drones

07/02/2019 - 16h40

O uso de drones está cada vez mais comum em cobertura de eventos, monitoramento de segurança, vistorias, mapeamento de lavouras e outros. Para atender esta demanda do mercado, o Senai desenvolveu um curso de pilotagem para drones. São 30% de aulas teóricas e 70% práticas em que os técnicos aprendem desde a montagem e funções, até a operação em modo manual.

A primeira empresa atendida com a capacitação foi a Usina Itamaraty, localizada em Nova Olímpia. O curso foi ministrado para 07 profissionais da área de qualidade, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do canavial, sendo que as plantas são muito altas.

“Nós já tínhamos os drones, mas a equipe estava com medo de operar, pela falta de conhecimento. Depois do curso com foco na prática, os técnicos estão bem mais seguros e confiantes”, pontuou o supervisor de colheita, corte, carregamento e transporte da Itamaraty, Thiago Lopes.

O curso foi conduzido pelo professor Marcos Dall'oglio, consultor em Soluções em Tecnologia e Informação (STI) no Senai Várzea Grande. Segundo ele, muitas dúvidas foram sanadas, desde carregar a bateria, o modo de abrir e fechar o drone, e o controle do equipamento no ar”, revela.

A equipe também recebeu uma formação para interpretar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, relativo às operações de aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, em vigor desde 03 de maio de 2017.

O primeiro voo ocorre no modo “iniciante” que limita o raio de funcionamento e velocidade do drone, nesta etapa a decolagem e pouso são automáticos. Além disso, os alunos tem contato com a função de cada joystick e os modos de filmagem e fotografia.

Após todos praticarem o voo, o modo é alterado para “normal”, assim os alunos têm contato com a decolagem e pouso manual. A última etapa é a pratica no modo “Sport”, em que todos os alunos têm como tarefa, decolar, fazer fotografia aérea e pousar em uma área marcada no solo.

A capacitação só é valida para drones classe 3, com peso até 25 kg para voos em que é possível manter contato visual com o drone durante todo tempo de operação.

Mais informações: vendas@senaimt.com.br

Galeria de Imagens - Senai realiza curso de capacitação para pilotagem de drones

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940