MTec apresenta desafios e oportunidades para quem quer investir em tecnologia e inovação

27/11/2018 - 15h23

A primeira Conferência MTec 2018 nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automação, Construção Civil e Energia segue até a noite desta terça-feira (27). O evento, que ocorre no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), é gratuito, e visa o intercâmbio de conhecimentos com foco em transferência de tecnologias e inovação.

Nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, serão abordados: Eficiência Energética e Competitividade Industrial; Norma de Desempenho: Panorama Atual e Desafios Futuros; A Importância Estratégica da Energia Solar Térmica no Brasil; e a Tecnologia Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção (BIM) e suas Implicações no Futuro da Construção.

O engenheiro mecânico Marcos D’alioglio, especialista em tecnologia e consultor Lean Manufactory do Instituto Senai de Tecnologia (IST) palestrou na noite desta segunda-feira (26) sobre ‘Instrumentação e Automação na promoção da Competitividade e Eficiência Operacional’. Ele buscou contextualizar a indústria 4.0 e estimular o uso destes recursos ou ferramentas em nosso estado.

Segundo Marcos, a indústria 4.0 está presente no cotidiano das pessoas. “Smartphones e aplicativos são montados com o uso dessas ferramentas, com dados em tempo real e tratamento na nuvem. Na indústria, da mesma forma, já se trabalha a coleta de dados desta mesma forma. Podemos pegar como exemplo um motor cujo funcionamento é acompanhado por uma plataforma que devolve informações como eficiência, rendimento e manutenção ou desgaste da peça. Imagina se todas as indústrias pudessem usufruir desta tecnologia?”.

Também foram abordados na noite desta segunda-feira (26) os temas: Food Tendence e o Food and Drug Administration (FDA) - Requisitos para Exportação de Alimentos. O professor pesquisador da Faculdade Senai de Tecnologia (Fatec Senai MT), Fahim Elias Costa Rihbane, falou sobre as soluções wirelless, acesso remoto, monitoramento e medições.

Ele mostrou a expansão dos sistemas de redes sem fio, com foco em automação residencial, industrial e de cidades, além dos padrões destas tecnologias, órgãos de controle, uso de dispositivos, sensoriamento, monitoramento, coleta de dados e agricultura de precisão.

Galeria de Imagens - MTec apresenta desafios e oportunidades para quem quer investir em tecnologia e inovação

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940