Senai MT entrega 10 mil máscaras e doa 1 mil protetores faciais para a Secretaria Estadual de Saúde - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT entrega 10 mil máscaras e doa 1 mil protetores faciais para a Secretaria Estadual de Saúde

05/05/2020 - 16h07

Mais 10 mil máscaras de tecido foram entregues pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) à Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES MT). As máscaras de uso diário (laváveis e reutilizáveis) são destinadas aos profissionais da SES em todo o Estado. A entrega ocorreu, nesta terça-feira (5/5), na fábrica de máscaras implantada no Senai Cuiabá. A instituição também entregou mais de mil protetores faciais de acetato (face shield) à SES, fabricados nas unidades da capital e de Várzea Grande e doados para reforçar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos profissionais de saúde que atuam no combate à Covdi-19.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, conta que o Estado buscou a parceria com o Senai MT assim que percebeu a dimensão da crise provocada pelo novo coronavírus e a dificuldade para aquisição dos EPIs. Pela parceria, ainda serão entregues mais 4 mil máscaras de tecido para a secretaria até a próxima semana. Isso tudo além das máscaras de TNT, cuja produção nas primeiras semanas já passou de meio milhão de unidades, em outra parceria com a SES.

“O Senai é uma instituição de vanguarda da educação profissional que, ao longo da sua história, vem promovendo a qualificação para a indústria. Neste momento, une a questão da educação com a fabril, auxiliando o país em um momento tão importante com falta de EPIs. Essa iniciativa inovadora para a fabricação de máscaras, toucas e protetores faciais nos ajuda com a grande dificuldade de aquisições desses insumos no país”, disse Figueiredo.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira, destacou o grande desafio feito pelo governo ao propor a produção de 1 milhão de máscaras de TNT por mês.

“Nós montamos toda a estrutura, contratamos profissionais de corte e costura e, já neste primeiro mês, com todos os feriados e dificuldades de implantação, ultrapassamos a marca de meio milhão de máscaras produzidas. Isso quer dizer que, já agora em maio, em plena produção devemos atingir o pico e confeccionar 1 milhão de máscaras. Transformamos esse espaço, que antes era um grande centro de eventos, em um parque industrial para produzir todos esses equipamentos essenciais e apoiar a saúde do nosso estado”.

DOAÇÃO DE PROTETORES - Além das máscaras de tecido entregues hoje, que serão utilizadas pelos funcionários da SES MT, e as máscaras de TNT que estão em constante produção, o Senai MT também entregou 1 mil protetores faciais de acetato. Inicialmente, os arcos seriam produzidos em impressora 3D e as folhas de acetato, cortadas a laser. A confecção de cada protetor levava cerca de uma hora. Para acelerar o processo de fabricação e otimizar a produção, o Senai inovou e passou a produzir o equipamento sem a necessidade das peças impressas em 3D. A ação inovadora conserva os requisitos necessários para garantir a segurança e proteção dos profissionais.

A instituição anunciou a confecção de 120 mil toucas de TNT para a SES. “Essa parceria é uma oportunidade para estarmos juntos com o único propósito de salvar vidas. O Senai MT está à frente de diversas iniciativas para apoiar o combate ao coronavírus, e precisamos unir forças para vencer essa batalha. Estamos juntos neste objetivo e, ao fazer isso, temos a oportunidade de exercitar o nosso lado humano e compreender o limite e a possibilidade de cada um. O Sesi e o Senai são as duas instituições que mais trabalham a questão social no país, vamos em frente”, reforçou a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

RESPIRADORES - O secretário Gilberto Figueiredo ressaltou também a parceria que proporciona a manutenção de respiradores mecânicos para hospitais de todo o estado. “O Senai também está prestando relevantes serviços na manutenção dos ventiladores mecânicos para atendimento nas nossas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Então, não podia se esperar uma outra atitude do Senai que não fosse essa, uma instituição que é um dos maiores patrimônios que temos no país”, finalizou.

Fotos: Mayke Toscano/Secom-MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940