Vai dar match! Conheça o Contrate-me - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Vai dar match! Conheça o Contrate-me

18/06/2020 - 16h46

Imagina uma ferramenta que ajuda a encontrar a vaga ideal de emprego. É assim: quem está à procura, se cadastra na plataforma, e quem está com a vaga faz o mesmo. Por meio de inteligência artificial, o programa mostra ao ofertante os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.

Assim funciona o Contrate-me, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a plataforma de empregabilidade SPECK, conhecida justamente pelo potencial de mostrar as capacidades socioemocionais dos candidatos. As possibilidades são direcionadas aos alunos e ex-alunos da instituição de ensino, ou qualquer pessoa interessada em trabalhar na indústria brasileira.

“O objetivo é garantir que as oportunidades de emprego da indústria encontrem os alunos e ex-alunos do SENAI , promovendo um match perfeito entre os jovens formados pela instituição e as ofertas de emprego disponíveis no setor industrial”, explica o gerente de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado.

Como concorrer a uma vaga?

O candidato que está em busca de uma chance no mercado de trabalho deve se cadastrar e montar seu perfil na plataforma. Após inserir os dados obrigatórios, fará uma “entrevista virtual”. Nela, o interessado terá oportunidade de falar sobre si, não apenas sobre sua experiência profissional, mas, também, sobre seus gostos, habilidades, qualidades, preferências, etc. Depois, a plataforma vai verificar a compatibilidade com as vagas das empresas cadastradas, dando um match com aquele perfil que mais tem a ver.

“Existem vagas ideais para pessoas bem comunicativas. Mas, também existem vagas em que a pessoa vai trabalhar sozinha, e precisa de muita concentração, então, ser comunicativo não é uma característica desejável”, exemplifica Felipe Morgado. Por isso, o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI explica que é importante ter bastante clareza na hora de escrever sobre si mesmo na plataforma.

“No momento da entrevista, em que é preciso escrever sobre suas características pessoais, vale a pena escrever bastante, pois, quanto mais caracteres, mais elementos a plataforma terá para, por meio de inteligência artificial, compreender aquele perfil profissional e direcioná-lo para as melhores vagas”, afirma.

Currículos sempre acessíveis

A plataforma foi lançada em janeiro de 2020, com foco no cadastro dos alunos e ex-alunos do SENAI, com objetivo de formação da base de candidatos para a indústria. Neste primeiro momento, já são mais de 11 mil currículos cadastrados.

“Queremos ampliar esse banco de currículos para, num próximo momento, abrir para as inscrições das empresas”, explica Felipe. “Estamos certos de que, por meio do Contrate-me, conseguiremos mostrar para as indústrias os candidatos mais preparados. Nosso objetivo é ajudar as empresas a serem mais produtivas”, assegura.

Além disso, no Contrate-me, seu currículo ficará acessível para as empresas e você poderá incluir novas informações quando quiser.

Então, o que você ainda está esperando? Faça já o seu cadastro no site.

Tags:
#trabalho #educação #vagas #ensino #técnico #profissional #contrate-me

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940