Segurança alimentar em tempos de pandemia é tema de encontro gratuito e online - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Segurança alimentar em tempos de pandemia é tema de encontro gratuito e online

23/06/2020 - 16h05

Com a pandemia, a área de alimentos e bebidas exige ainda mais segurança tanto nos restaurantes, quanto no comércio e na indústria. E para esclarecer as incertezas e mudanças provocadas pelo coronavírus no setor, a Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT) realiza o webinar ‘Impactos da Covid-19 sobre o consumo de alimentos, embalagens e segurança alimentar’. A transmissão ao vivo será nesta quarta-feira (24.06), às 19h de Cuiabá. A inscrição é totalmente gratuita.

Qual o impacto da pandemia no consumo de alimentos? O que é uma alimentação segura? Quais cuidados devemos ter com delivery? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o webinar reunirá a doutora e cientista de alimentos da UFMT, Luciana Kimie da Silva, e a engenheira química e mestre em Processos Biotecnológicos Isabela Ferrari. A mediação será conduzida pela doutora em Agronomia e professora da Fatec Senai MT, Márcia Helena Scabora.

Desde o início da pandemia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou três notas técnicas com orientações. Uma delas, a Mº49/2020 orienta o serviço de alimentos direto ao consumidor, a entrega (delivery) e até mesmo como deve ser a retirada local (take out). De acordo com a doutora Márcia, estudos mostram que não se transmite Covid-19 por alimentos, mas é necessário ter cuidado com as embalagens no recebimento ou na retirada.

“Quando se fala em segurança alimentar nós temos duas vertentes: uma que diz respeito ao acesso e a outra à qualidade. Por isso, vamos falar do consumo de alimentos e da importância das embalagens. Houve uma mudança no padrão de consumo e de acesso a esses alimentos e, com isso, tivemos que fazer algumas adaptações. O debate será para tratar justamente dessa perspectiva do consumidor”, explica a doutora.

Para se inscrever, basta preencher o formulário aqui.

Conheça as palestrantes:

Luciana Kimie Savay da Silva - Cientista de Alimentos (ESALQ/USP), ela possui doutorado em Química na Agricultura e no Ambiente, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em avaliação e controle de qualidade de alimentos; análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais; desenvolvimento de produtos; sistemas de qualidade, gestão de reagentes e resíduos químicos, estudo de vida útil e frescor de produtos e subprodutos da pesca extrativa e cultivo, tanto da pesca marinha como continental.

Márcia Helena Scabora - Graduada em Ciências Biológicas, doutora em Agronomia com área de Concentração em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Ilha Solteira - SP. Atualmente coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos e Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria e do coordenadora do MBA em Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos - FATEC SENAI MT.

Isabela Machado Ferrari - Engenheira Química (UFPR), ela possui mestrado em Processos Biotecnológicos (UFPR - Université de la Mediterranèe- França). Diretora Técnica/Comercial da FSMA Consultoria, que presta serviços de adequação técnico-legal de alimentos exportados para os Estados Unidos e Executiva da iniciativa "Food Safety by Culture".

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940