Novo modelo de atuação do Senai Barra do Bugres garante qualificação profissional na região - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Novo modelo de atuação do Senai Barra do Bugres garante qualificação profissional na região

01/07/2020 - 17h57

Novos tempos exigem adaptação e, principalmente, inovação. E é exatamente isso que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está fazendo ao implantar um novo modelo de negócio na unidade de Barra do Bugres. A partir deste mês de julho, as indústrias da região podem garantir a qualificação profissional dos trabalhadores em cursos específicos, de acordo com a demanda de cada empresa, com parcelas fixas mensais.

A iniciativa, inédita no Brasil, visa aumentar a produtividade, por meio de formação profissional, implantação de tecnologias e inovação nas empresas. O novo modelo do Senai MT no município, além de estimular a qualificação, contribui para elevar a competitividade e fortalecer o setor industrial.

Ao todo, são mais de 170 cursos de curta duração nas áreas de Automação, Automobilística, Bio Energia, Eletroeletrônica, Metal Mecânico e Segurança do Trabalho, direcionados ao setor industrial. Pelo novo formato, as indústrias escolhem os serviços, cursos e capacitações, que serão executados ao longo de 2020, conforme a necessidade.

O pagamento não é realizado de imediato, mas parcelado pelo período. Dessa forma, a empresa consegue fazer um planejamento financeiro e educacional, sem afetar a produção e com previsão orçamentária fixa mensal. Além dos serviços selecionados, em contrapartida, o Senai MT oferta mais vagas e cursos gratuitamente, de forma proporcional ao contratado.

Algumas indústrias do segmento sucroalcooleiro já aderiram ao novo formato e garantiram a capacitação para os trabalhadores. Para o diretor executivo da indústria Barralcool, Silvio Rangel, entre os benefícios está o estímulo para o empresário investir na educação e garantir mais eficiência na produção.

“Esse modelo traz a possibilidade de analisar melhor quais são as capacitações que cada indústria necessita, de forma mais objetiva e pontual. É uma forma de capacitar boa parte da população e ter uma mão de obra mais qualificada na região. Sabemos que quanto maior é a qualificação do trabalhador, maior é a produtividade dele. Logo, as indústrias só têm a ganhar”, avalia.

Senai na região
A partir de julho, o Senai Barra do Bugres estará sob a gerência do especialista em Gestão de Tecnologia Industrial, Muller Fernandes. De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, as mudanças na unidade estão alinhadas ao planejamento estratégico da instituição para continuar contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A qualificação profissional é imprescindível para o ganho de produtividade do trabalhador, expansão de oportunidades e desenvolvimento de todos. Sabemos do potencial que Barra do Bugres possui e planejamos uma atuação na cidade que contribua de forma efetiva com o aumento da competitividade das indústrias e crescimento da região”, afirma.

O modelo de atuação implantado na cidade também poderá ser replicado em outras unidades do Senai Mato Grosso no estado.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940