Indústrias de MT são selecionadas em edital nacional para produção de EPIs - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Indústrias de MT são selecionadas em edital nacional para produção de EPIs

04/08/2020 - 14h36

Mais 41 indústrias de Mato Grosso foram selecionadas na segunda chamada do edital Conexão Senai, que oferta consultoria gratuita para as empresas implantar, adequar ou ampliar linha de produção para fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs). A consultoria para as empresas mato-grossenses será realizada pelo Instituto Senai de Tecnologia Mato Grosso, em Cuiabá. O estado ficou em segundo lugar no país com mais propostas aprovadas, o resultado das selecionadas pode ser consultado aqui.

Ao todo, o edital selecionou 600 empresas de todo o Brasil, sendo 73 indústrias mato-grossenses. No total, serão oito horas de mentoria para cada empresa. As indústrias do estado vão adequar ou ampliar a linha de produção para itens como máscara cirúrgica, vestuário hospitalar e máscara de uso geral. O Edital de Inovação para a Indústria investirá R$ 960 mil na consultoria, que vai ocorrer até 21 de agosto.

Os consultores do Instituto Senai de tecnologia constroem junto com as empresas um plano de ação para realizar o trabalho, orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As consultorias realizadas pelo Instituto Senai de Tecnologia auxiliam as empresas se adequarem e produzirem produtos com melhor qualidade, além de incentivar o desenvolvimento de novos produtos. É uma alternativa para ajudar no abastecimento do mercado interno na demanda por esses itens e de contribuir com alternativas para essas indústrias sobreviverem a crise e manter empregos”, afirma o gerente de tecnologia e inovação do Senai MT, Valdir de Souza Júnior.

2ª Chamada

Entre as selecionadas na segunda chamada, 280 empresas são de micro e pequeno porte e nove são grandes empresas de renome nacional. A maioria das indústrias (189) vai fabricar máscaras de uso comum; 33 vão produzir máscaras cirúrgicas; 21 irão fornecer protetores de acetato do tipo face shield; sete vão produzir álcool em gel e líquido e as demais receberão consultoria para oferecer outros produtos, como jalecos, aventais e toucas.

Nesta etapa, as indústrias escolhidas localizam-se em 20 unidades da Federação: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940