Estudantes de MT se destacam em número de projetos aprovados no Inova Senai 2020 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Estudantes de MT se destacam em número de projetos aprovados no Inova Senai 2020

07/10/2020 - 14h51

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) obteve destaque no número de projetos inovadores aprovados no ‘Inova 2020’. A iniciativa nacional é realizada a cada dois anos para apresentar e valorar a capacidade de inovação dos estudantes e instrutores do Senai em cada estado do país. De acordo com o edital, cada estado poderia ter até 10 projetos aprovados. Mato Grosso conquistou a aprovação de nove, foi superado apenas por São Paulo.

O Inova 2020 tem o objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de negócios inovadores. A iniciativa contempla desde a concepção do projeto, planejamento, execução até a apresentação e negociação com possíveis investidores e clientes.

Entre os projetos de inovação aprovados, cinco são do Senai Sinop e quatro são da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT). O total de projetos aprovados representa o melhor resultado de participação da instituição nos últimos anos do Inova.

“É um orgulho para o Senai MT ser um destaque nacional no Inova, que é um termômetro que mede a qualidade das propostas de inovação desenvolvida por estudantes e professores em todo país”, afirmou a Diretora Regional Lélia Brun. Segundo ela, o desempenho demonstra o comprometimento da instituição em inserir de forma prática os conceitos da inovação e da tecnologia na educação profissional e tecnológica tendo como consequência o desenvolvimento de profissionais capazes de promover a inovação na indústria.

A próxima etapa é o ciclo de mentorias para melhorias dos projetos, que serão apresentados pelos estudantes entre os dias 24 e 27 novembro. A ação ocorrerá durante a Semana de Inovação promovida pelo Senai Nacional, que será on-line neste ano devido à pandemia.

Projetos inovadores aprovados

O Inova 2020 selecionou os projetos bebida vegetal fermentada de inhame, filtro de ar condicionado ecológico, monitoramento de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em tempo real e o glass concret (concreto que utiliza vidro em substituição à brita e aumentando a resistência). Barra de cereal de fígado, para aumentar o valor nutricional rica em ferro para auxiliar no combate à anemia e os sistema automatizado de controle de qualidade produção de copos são algumas das propostas.

Foram aprovados também os projetos de fabricação de placas pré-moldadas para calçadas com uso de garrafas PETs e Snacks do peixe tambatinga utilizando o sistema de produção de Carne Mecanicamente Separada (CMS), já amplamente utilizada em frigoríficos bovinos. Há, ainda, o projeto de rastreabilidade bovina de baixo custo e sem a necessidade de internet, com foco nos pequenos e médios produtores para contribuir com uma melhor gestão e aumento da produtividade.

Por: Helize Vieira - Assessora de Imprensa do Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940