Estudantes do Senai MT participam da 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2020 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Estudantes do Senai MT participam da 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2020

19/10/2020 - 09h46

A 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2020 (MECTI), que começará nesta terça-feira (20) conta com 10 projetos de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). Ao todo, foram selecionados 39 projetos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O evento será totalmente on-line e segue até o dia 23/10.

A 12ª MECTI é realizada em parceria com o Instituto Farmun e conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A mostra, que ocorrerá dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), vai premiar os melhores projetos.

Do Senai Sinop foram selecionados os projetos ‘Açaí Stone Power e CONCREPET: Aproveitamento do descarte de material de consumo PET e derivados de polímero’. O Senai Distrito estará presente com os temas ‘Transportadora de Ração Inteligente para Pisicultura’ e ‘Massa de milho para pizza’.

‘Versátil - O Jogo do Conhecimento’ é o tema da unidade de Lucas do Rio Verde e, por fim, Várzea Grande conta com cinco aprovações: Reglass, Break Safe, ELO (Organizacão de Reciclagem Eletrônica), Reaproveitamento de casca de maracujá e Tech Med.

“A quantidade de projetos selecionados pela banca examinadora da Mostra ressalta a qualidade e comprometimento do ensino ofertado pelo Senai aos estudantes. Temos como premissa estimular o desenvolvimento da capacidade analítica e inovadora, com base em pesquisa científica. Esse é o diferencial necessário para construir o profissional do futuro”, afirma a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

Premiações

Os participantes vão concorrer a prêmios, sendo que os seis projetos selecionados do Ensino Fundamental e Ensino Técnico serão premiados com um smartphone e um óculos de realidade virtual para cada estudante.

Os 24 melhores projetos do Ensino Médio serão premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ) com duração de um ano, para cada aluno.

E o Instituto Farmun premiará o projeto mais pontuado na XII MECTI, voltado ao tema Agronegócio, sendo que as categorias: Ciências; Engenharias e Economia Criativa podem ser relacionadas ao tema.

O aluno vencedor ganhará um curso de inglês com duração de seis meses e um intercâmbio nos Estados Unidos por um período mínimo de três meses e participação no Simpósio Internacional Anual The World Food Prize (sendo obrigatório a participação no ano de 2022), com custeio da viagem para apresentação no evento, caso o projeto seja aprovado.

A escola onde o aluno vencedor estuda ganhará uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 25 mil, para desenvolver um projeto que será elaborado entre a escola e o Instituto Farmun.

A transmissão do evento e os inscritos poderão ser acessados no site oficial da Mostra AQUI.

Por Helize Vieira - Assessora de Imprensa do Senai MT | Com Seciteci

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940