Programa Qualifica Cuiabá 300 capacita mais 423 novos profissionais - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Programa Qualifica Cuiabá 300 capacita mais 423 novos profissionais

12/02/2021 - 18h55

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, realizou na quarta-feira (10), a entrega simbólica de certificados de conclusão da 2ª edição (3ª etapa) do programa Qualifica Cuiabá 300. Márcia Pinheiro foi a idealizadora da iniciativa que já capacitou para o mercado de trabalho, nos últimos dois anos, cerca de 3,5 mil mulheres e outros 1,5 mil homens em diversos cursos. A cerimônia de entrega a doze concluintes (representando 423 formandos)  foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A meta para os próximos quatros anos da nova gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é a formação de pelo menos dez mil pessoas, o que além de avanços sociais, garantira fomento a economia da capital.

"Cuiabá não é mais a mesma sem esse programa. Poder ajudar essas pessoas que não tiveram a chance de fazer uma graduação, muitos talvez por falta de condições financeiras ou até mesmo por falta de oportunidades, e hoje estão recebendo seus certificados", disse a primeira-dama.

Ela acrescenta ainda "esse é apenas um start de tudo que ainda pretendemos fazer. Queremos ofertar muito mais. O  programa foi reconhecido nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas para  Mulheres por trabalhar com o foco na redução de casos de violência doméstica, evitar o feminicídio. Por ajudar no empoderamento feminino e ainda oportunizar a geração de emprego e renda dessas mulheres. Hoje, a capital serve de referência para outros Estados", acrescentou Márcia Pinheiro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai é a principal parceira da Prefeitura de Cuiabá na realização e efetivação desse programa. O Senai é quem coordena as atividades que são ministradas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS e na sede própria sede da instituição.

"Esses cursos que foram realizados e finalizados não se traduzem apenas em quantidade. Me sinto honrada em mais uma vez fazer parte dessa realização de sonhos com mais essa edição do Qualifica concluída. Nada há nada tão bom que não possa ser melhorado", declarou a diretora regional do Senai-MT, Lélia Rocha Abadio Brun.

A secretária de  Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, avaliou que mesmo em um ano tão atípico como o de 2020, o trabalho de suporte às famílias continuou sendo desenvolvido.

"Ainda estamos vivendo esse momento de pandemia e somos gratas por vocês estarem aqui mesmo diante de tantas dificuldades. Essa foi mais uma edição do programa, dentre tantas outras que estão por vir. Todo bom projeto não depende apenas de quem realiza, mas sim das pessoas interessadas em participar das aulas e chegar até o final do curso", acrescentou Ferreira.

A aluna Viviane Siqueira de Moraes foi a primeira receber o certificado. Ela,  que já participou de três cursos do Qualifica,  já tem como principal fonte de renda familiar a confecção de bolos, tortas e salgados.

Na última edição realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ela concluiu o curso de confeitaria. "Serei eternamente grata por essas ricas oportunidades que tive. Eu que já trabalhava na área de alimentação, porém sem qualificação técnica. Hoje,  sou dona do meu próprio negócio. Além da renda, posso cuidar da minha filha, pois trabalho na minha casa. Muito obrigado a primeira-dama e ao nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Que venham mais cursos", disse ela.

Quem também se esforçou para concluir o curso de panificação ofertado na unidade do Cras do bairro Dom Aquino, foi a dona Regina Pain, de 54 anos. Ela conta que já fazia pães caseiros com base nas receitas da vovó.

"Com esse curso, aprendi novas técnicas que me ajudaram e muito a melhorar os meus produtos. Antes, eu fazia os pães sem medir nada. Agora sei que para o sucesso do serviço, tudo tem que ser pesado, até mesmo a quantidade da água. Esse é um dos segredos para um produto de ótima qualidade", contou Regina.

"A gestão Emanuel Pinheiro tem como foco à humanização. Todos os trabalhos desenvolvidos, sejam eles na área de infraestrutura, obras públicas, mas principalmente o lado socioassistencial tem como um único propósito melhorar a vida da população cuiabana. E isso só foi possível graças ao apoio dos nossos parceiros. Temos como meta melhorar ainda mais. Os primeiros passos já foram dados, que foram as qualificações e a recuperação de muitas vidas. Agora,  chegou a fase de um novo planejamento. Estamos estudando qual será a melhor forma de ajudar esses profissionais na compra da matéria prima. Seja para aqueles que necessitam de emprego ou os que querem empreender", concluiu a primeira-dama.

Estiveram presentes à solenidade as secretárias adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa e da Mulher, Luciana Zamproni

QUALIFICA CUIABÁ 300 - Os cursos ofertados por meio do Qualifica abarcaram as áreas de confeitaria, panificação, salgados, confecção de bolsas em tecido, moda praia e lingerie. As aulas foram realizadas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras dos bairros Pedregal, Planalto, Praieiro, Nova Esperança e tiveram início no mês de janeiro de 2020, sendo encerradas em março.

Os cursos são coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em parceria com o Senai e foram oferecidos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro. Nessa última etapa, foram matriculadas 689 pessoas, entretanto, 423 alunos concluíram o curso. As atividades aconteceram nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940