Senai MT conquista premiação nacional em evento de Projetos Integradores - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT conquista premiação nacional em evento de Projetos Integradores

05/03/2021 - 12h02

A Fatec Senai MT foi destaque nacional e conquistou o 3º lugar na premiação do Desafio Senai de Projetos Integradores 2020 (DSPI). Ao todo, 111 projetos de várias regiões do país foram selecionados para a fase final da competição, sendo 6 de Mato Grosso, 3 na categoria nível superior e 3 na categoria aprendizagem industrial.  

A iniciativa do Departamento Nacional do Senai, que em 2020 teve a sua 6º edição, visa fomentar o empreendedorismo e a inovação na educação profissional e tecnológica. Os projetos integradores são desenvolvidos por meio de situações de aprendizagem, em sala de aula, compondo o currículo dos alunos, conforme previsto na Metodologia Senai de Educação Profissional. Para isso, os alunos são incentivados a propor soluções por meio da elaboração de um projeto, um canvas do modelo de negócios, um protótipo e um vídeo-pitch, para problemas reais da indústria brasileira.  

O projeto premiado na categoria nível superior foi produzido por alunos do curso de Agrocomputação e teve como tema “DATAMIP: Manejo integrado de pragas com Big Data em Sistemas Agrícolas“. A proposta DATAMIP pretende auxiliar o agricultor, ajudando a realizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de maneira integral, do plantio até a colheita, uma vez que o controle de pragas constitui um dos problemas mais relevantes da agricultura, sendo responsável por boa fatia dos custos de produção e perdas de produtividade das lavouras.  

A equipe vencedora é composta pelos alunos Bruno Henrique Camargo Pacheco, Clerisson dos Santos e Silva, Davner Firmino Cavalcante, Emilene Rodrigues Parreira da Silva Mourão e Marcos  Vinícius Costa Martini, acompanhados dos professores orientadores Abraão Nazário, Angélica de Barros e Fahim Elias Costa Rihbane. 

O diretor acadêmico da Fatec Senai Mato Grosso, Rubens de Oliveira, explica que a premiação avaliza o propósito do programa e da instituição.  

“A realização de Projetos Integradores, permite a aplicação prática de conceitos na solução em problemas reais. A premiação vem reconhecer que a metodologia de ensino utilizada na Fatec Senai está conseguindo atender aos seus objetivos de proporcionar educação superior de qualidade com foco na prática profissional”, declarou o diretor.  

Este é o segundo ano consecutivo que o Senai MT conquista o pódio. No DSPI 2019, o projeto Quality System da UO Sinop conquistou o 1º lugar nacional na categoria Aprendizagem, e o projeto Proteja da Fatec Cuiabá conquistou o 1º lugar nacional na categoria nível superior.  

Sobre o projeto  

Entre os objetivos do DATAMIP temos: Auxiliar o produtor rural com o uso de tecnologias de big data para tomada de decisão em relação ao MIP, de forma a proteger suas plantações contra a infestação de pragas, à partir do uso controlado de agrotóxicos, resultando na redução dos custos de produção com sustentabilidade ambiental; Desenvolver um sistema de gestão agrícola para MIP com Big Data, de baixo custo capaz de coletar e integrar dados de outros sistemas e fornecer análises por meio de dashboards informativos que auxiliem a tomada de decisão; Auxiliar produtores na implantação do sistema de por meio de um serviço de consultoria baseado em dados agronômicos; Auxiliar produtores na instalação e configuração em campo dos equipamentos relacionados aos sistemas. 

Por meio da análise de Big Data sobre os dados processados, combinados com as análises advindas do MIP, pretende-se modelar o manejo da cultura, as zonas de risco e o momento ideal de controle formando grupos de manejo inteligente. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940