Sistema Fiemt intensifica medidas de prevenção à Covid-19 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sistema Fiemt intensifica medidas de prevenção à Covid-19

25/03/2021 - 17h28
Campanha estimula 3 cuidados básicos para prevenir a Covid-10
enquanto a vacina não vem para todos

Para aumentar a eficiência da prevenção à Covid-19 pelo contágio ambiental, instituições que compõem o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt, Sesi, Senai e IEL – adotaram uma série de novas normas, que foram implantadas nesta semana e já estão em vigor.

O atendimento ao público externo na sede do Sistema, em Cuiabá, está restrito. Visitantes são admitidos apenas para atendimento na certificadora digital – que foi transferida para um ambiente com maior ventilação que o anterior – ou mediante agendamento e autorização de um gerente, desde que obedecidas as diretrizes de distanciamento e uso de máscaras, que já estavam em vigor. 

Na Fiemt e IEL, o trabalho remoto passa a ser prioridade para todas as áreas aplicáveis, com sistema de revezamento, para que menos pessoas se encontrem no dia a dia. O distanciamento mínimo das estações de trabalho é de 2 metros. Na prática, 80% da equipe da Fiemt e 70% da equipe do IEL trabalharão remotamente nas próximas semanas. Quem se declarou parte de grupos de risco já estava em home office.

Na sede do Sesi e do Senai, também na capital, foi adotado o sistema de rodízio, com apenas 50% das equipes em trabalho presencial a cada dia, reduzindo os deslocamentos e os grupos de contato. Também neste caso, pessoas que integram grupos de risco já estavam em trabalho remoto. A mesma regra vale para a Unidade Corporativa, área responsável pelos processos administrativos comuns a todas as instituições do Sistema Fiemt. 

Já nas unidades operacionais de Sesi e Senai, as regras variam de acordo com o número de pessoas que trabalham em cada local. Nessas unidades, o atendimento ao público está limitado às definições legais no que se refere a distanciamento e limite de capacidade de cada ambiente. No Senai, as aulas teóricas são realizadas prioritariamente em formato remoto. Nos casos de inviabilidade ou projetos específicos, é assegurado o cumprimento do protocolo de saúde e segurança vigente. A presença física de estudantes na unidade é prioritariamente para as atividades práticas em laboratório, adotando o rodízio e também seguindo o protocolo vigente.

Além disso, estão mantidas ou foram reforçadas todas as normas já implantadas desde o ano passado, como o monitoramento diário de sintomas por meio do aplicativo Cora, o afastamento e acompanhamento de pessoas com suspeitas de contágio e seus familiares, medição de temperatura corporal, obrigatoriedade do uso de máscaras, priorização das reuniões on-line. Estão suspensas reuniões presenciais com mais de cinco pessoas, assim como eventos presenciais e viagens com pernoite, além de diversas outras normas para que o trabalho seja desenvolvido em segurança. 

De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, a adoção de medidas mais rígidas de segurança ambiental busca contribuir com o índice de isolamento social no Estado, estimulando que menos pessoas se desloquem todos os dias. Ele lembra que, além das diretrizes no ambiente de trabalho, a Fiemt também lançou uma campanha interna estimulando os três principais cuidados que todos devem adotar enquanto a vacina não chega para todos: uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos (assista ao vídeo da campanha nesta matéria).

“Temos uma comunicação direta, transparente e aberta com nosso público interno. Pedimos a todos que fiquem atentos aos cuidados também em casa e que evitem ao máximo a exposição ao risco, não se expondo a nenhum tipo de aglomeração. Se queremos continuar trabalhando, precisamos nos cuidar. É o comportamento individual que protege o coletivo”, afirma.

Empresas que ainda não possuem protocolos implantados podem conhecer os guias, manuais e materiais de apoio desenvolvidos pelo Sesi MT  clicando aqui.

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940