Escuderia Tucaré desenvolve jogo para computador; veja como baixar - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Escuderia Tucaré desenvolve jogo para computador; veja como baixar

07/04/2021 - 09h35

A escuderia Tucaré, formada por estudantes do Sesi Escola das unidades de Cuiabá e Várzea Grande e que representa o estado de Mato Grosso na competição F1 In Schools, lançou nesta segunda-feira (5) nas suas redes sociais um jogo para computador: o Flappy Caré. Desenvolvido na programação Java, o jogo pode ser baixado gratuitamente direto da página  https://tucaremt.com/jogos/  e, por enquanto, está disponível apenas a versão para computadores.

O game tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de conservar o meio ambiente, bem como divulgar a identidade e a beleza do Pantanal para o mundo. O jogo foi pensado para representar um dos principais e mais grave impacto ambiental, que ocorre no Pantanal mato-grossense durante o período de seca e estiagem durante os meses de março a agosto: as queimadas.

Conforme a gerente geral da Escuderia, Isabela Gaudie Lei, de 17 anos, qualquer pessoa pode jogar e o game foi inspirado no famoso jogo Flappyr Bird.  “É fácil e divertido. A pessoa tem que passar o tucano e o jacaré sem que eles atinjam os obstáculos que vão aparecendo tanto na água quanto no ar e, ao final fazer o maior número de pontos em menor tempo”, explica Isabela.

A estudante também lembra que o Flappy Caré foi desenvolvido pelo integrante João Vitor com destaque para os animais típicos da região. “Queremos mostrar Mato Grosso para o maior número de pessoas, principalmente para que as crianças conheçam essa realidade e se conscientizem da importância de conservamos o ambiente onde vivemos”, afirma.

F1 In Schools - A Escuderia Tucaré surgiu no início de 2019 composta por estudantes do Sesi Escola das unidades de Cuiabá e Várzea Grande para participarem do campeonato realizado pela Fórmula  1 -  a F1 In Schools – onde escuderias de vários estados brasileiros são desafiadas a criar uma mini empresa com seis integrantes, que seja sustentável e que busque oportunidades de negócios e patrocínio. O F1 In schools proporciona e incentiva o empreendedorismo.

A escuderia Tucaré e a única do estado a participar do torneio e vem proporcionando ao jovens um papel de personagem principal de uma ação voltada para problemas reais. Ou seja, participação ativa e construtiva deles na escola na sociedade geral. Prova disso é que em 2020, a Tucaré levou dois prêmios deste torneio: Melhor Participação Feminina e Melhor Identidade Visual.

“A iniciativa deles de criarem esse jogo mostra todo protagonismo dos alunos envolvidos na escuderia, destacando o desenvolvimento e crescimento desses jovens como atores principais de suas ações no que dizem respeito a problemas na sociedade, na escola, nos grupos sociais, na comunidade de maneira geral. Esses alunos vêm atuando com compromisso e tornando capazes de solidarizar com o próximo em várias causas”, finaliza uma das técnicas da escuderia e professora de Robótica, Mara Farias.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940