Mais de mil agentes das Forças de Segurança recebem vacina contra a Covid no Senai Cuiabá - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mais de mil agentes das Forças de Segurança recebem vacina contra a Covid no Senai Cuiabá

14/04/2021 - 17h35

A unidade Senai Cuiabá, localizada na Avenida 15 de Novembro, no bairro do Porto, foi palco de um momento histórico. A partir de uma parceria do Governo do Estado junto ao Sesi MT e Senai MT, 1.126 agentes das Forças de Segurança estadual e federal de Cuiabá foram vacinados contra Covid-19.

No espaço Senai Lab, seis ilhas de vacinação foram montadas e cerca de 20 profissionais da Saúde da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Socioeducativo e das Forças Armadas aplicaram as vacinas. Para o tenente do Corpo de Bombeiros de Cuiabá, Luiz Antônio Amaral, que trabalha no Batalhão de Emergências Ambientais e atua na desinfecção nos órgãos públicos estaduais e municipais, o momento para receber a imunização contra a Covid foi muito esperado.

“Agora temos uma segurança a mais para fazer o nosso serviço. Essa ação junto ao Sesi e Senai, instituições do sistema ‘S’, foi muito importante para nós, pois onde o Estado não consegue fazer tudo, temos a parceria da iniciativa privada”, ponderou tenente Amaral.

Aos 61 anos de idade, dos quais 35 anos são de dedicados à Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) sendo os 13 primeiros anos como investigador de polícia e 22 anos no cargo de delegado, Roberto Pereira Amorim se emocionou ao ser vacinado. Lembrou que durante toda a pandemia, os agentes de segurança estiveram na linha de frente, não pararam de trabalhar.

“É um momento ímpar. A vacina vai garantir mais segurança e tranquilidade para desenvolvermos nosso trabalho. Parabéns ao Sesi e Senai que deram um show por terem liberado esse espaço para que os servidores das Forças de Segurança pudessem ser vacinados. Bom atendimento e rapidez”, enalteceu o delegado Roberto Amorim, que atualmente atua no Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia de Homicídios.

O escrivão de Polícia, Ivonil Reis, disse que além da exposição diária, a questão psicológica é muito grande por conta do medo de se contaminar no trabalho e transmitir o vírus aos familiares ao retornar para casa. “A questão psíquica é importante para que a gente continue desenvolvendo nossas funções. Estamos felizes por sermos vacinados”, pontuou Reis.

Foram vacinados servidores lotados no Sistema Penitenciário, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Fundação Nova Chance, Socioeducativo, além das forças federais como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica. “O Sistema Fiemt, por meio do Sesi e Senai, foi um grande parceiro, nos ajudou muito com a infraestrutura que permitiu que vacinássemos mais de mil servidores. Quero agradecer a parceria que nos ajudou a obter bons resultados”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

A diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, ressaltou que, neste momento, a vacinação é algo imprescindível e que, por isso, unir forças é mais do necessário. “As nossas instituições estão de portas abertas para todo tipo de parceria no enfrentamento dessa pandemia. É compromisso de uma gestão socialmente responsável oferecer esse apoio para que possamos vacinar de forma mais célere o maior número de pessoas possível”, declarou Lélia.

DADOS - Conforme dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) os casos de mortes confirmados da doença e os afastamentos tiveram uma explosão nos três primeiros meses deste ano, se comparados do início da pandemia em março de 2020 até dezembro. O número de casos confirmados aumentou 106%, quanto aos afastamentos o aumento em 3 meses foi de 78%. Porém o pior cenário se deu quanto ao número de óbitos, 185%. Até dezembro 14 policiais morreram de Covid-19, agora são 40 e os dados são de 7 de abril.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940