Com cursos de Aprendizagem Técnica, Senai MT contribui para competitividade industrial - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Com cursos de Aprendizagem Técnica, Senai MT contribui para competitividade industrial

28/05/2021 - 09h29

Na semana em que se comemora o Dia da Indústria (25 de maio), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT) tem contribuído para a aumentar a competitividade industrial do estado, com a preparação de jovens para atuarem no setor, que hoje representa 15,8% do Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense e 22,4% do PIB da região Centro-Oeste.

São cursos de Aprendizagem Técnica que também têm transformado vidas, como a do Jailson da Silva Vieira. Em 2020, quando tinha apenas 18 anos, ele viajou mais de 2,8 mil quilômetros do povoado Novo Horizonte, da cidade de Araioses, interior do Maranhão para Cuiabá. Aqui, veio morar com a tia em busca de um futuro melhor e, hoje, cursa Aprendizagem Técnica em Manutenção Automotiva na unidade do Senai Várzea Grande.

“De onde vim, para jovens da minha idade, o que tem é trabalhar com os pais na roça. Aí decidi vim pra cá, atrás do meu futuro, de um emprego e uma oportunidade que mudasse a minha vida”, conta Jailson que mora no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá.

No Senai Várzea Grande, Jailson estuda desde fevereiro deste ano, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até 17h30, com intervalo de 2h para horário de almoço. Ao longo de dois anos de formação técnica, ele vai receber salário e benefícios. No primeiro ano, as aulas são teóricas no Senai e, no segundo ano, práticas dentro da empresa contratante. Ao final, Jailson ainda poderá ser contratado como um técnico no quadro de funcionários. “Para mim, essa é uma oportunidade incrível. Já mudou a minha vida e eu pretendo trazer meus irmãos pra cá”, adiantou o jovem.

Já a jovem Patrícia Oliveira Lima, de 19 anos, está cursando desde fevereiro deste ano o curso Técnico em Eletrotécnica no Senai do Distrito Industrial, no período vespertino. Pela manhã, ela já está à disposição da empresa contratante, mas trabalhando em home office. Ela conta que soube da inscrição para o curso de aprendizagem por meio de uma amiga que atua na empresa contratante.

“Estou gostando muito do curso e a estrutura do Senai é muito boa. Os instrutores tentam passar o conhecimento de forma objetiva e simplificada. É uma área que eu nunca tive contato, mas sempre tive interesse. Com certeza, é uma ótima oportunidade para os jovens. Eu espero conseguir uma vaga de trabalho na empresa como efetiva, ao final da formação”, avalia Patrícia.

APRENDIZAGEM TÉCNICA - Atualmente, o Senai em Mato Grosso está com cinco turmas de Aprendizagem Técnica em andamento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Nova Mutum. Para a diretora do Senai MT, Lélia Brun, esses programas são uma inovação na modalidade aprendizagem, em que além de ter uma formação profissional sólida, o aprendiz desenvolve competências socioemocionais e a prática profissional dentro da empresa.

“Por isso, nessa semana em que comemoramos a Indústria, nós do Senai reafirmamos o nosso propósito que é o de transformar vidas, qualificando esse trabalhador e, dessa forma, contribuindo para a competitividade da atividade industrial em Mato Grosso. Temos um potencial industriário gigante e precisamos cada vez mais de pessoas preparadas para mover o nosso estado”, finaliza Lélia Brun.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940