Sesi MT prorroga matrículas para EJA Profissionalizante - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sesi MT prorroga matrículas para EJA Profissionalizante

30/06/2021 - 08h59

O Serviço Social da Indústria Mato Grosso (Sesi MT) prorrogou o prazo para a realização de matrículas para novas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. O curso totalmente gratuito é destinado a pessoas maiores de 18 anos que pretendem concluir o ensino médio. Interessados têm até o dia 16 de julho para efetuar a inscrição.

A coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, explica que, devido à grande procura, a instituição estendeu o prazo e abriu novas vagas para os polos de Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. Ao todo são mais de 400 vagas ofertadas e são as últimas turmas de 2021. A previsão para o início das aulas é 02 de agosto.

A EJA Profissionalizante é uma grande parceria entre o Sesi e Senai que prepara o aluno direto para o mercado de trabalho, pois ele consegue terminar os estudos e ainda pode optar por um curso profissionalizante gratuito na área que tem interesse - que deve ser verificada em cada unidade.

A gestora destaca ainda que o curso pode ser realizado em até um ano (12 meses), pelo qual nos dois primeiros meses o aluno cumpre carga horária presencial de 3 horas semanais. “Nos 10 meses seguintes, o estudante cumprirá 80% da carga horaria na plataforma de Ensino a Distância (EaD) e os outros 20% com encontros presenciais, tira dúvidas e provas presenciais”.

A metodologia para a EJA oferece a possibilidade de redução da carga horária com base nos conhecimentos prévios e habilidades de cada aluno, desenvolvidos ao longo da vida, e tem um currículo mais conectado à realidade profissional. O aluno responde a alguns questionamentos, analisados pelos professores, que são considerados como aproveitamento de estudos.

O método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. “O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos realizados, justamente para identificar esses conhecimentos adquiridos pelo estudante no decorrer da vida, com a participação de especialistas de cada área – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza”, concluí Cíntia.

Documentos

Para a comunidade em geral, os documentos necessários para efetuar a matrícula são: último comprovante de endereço, RG, CPF e o Histórico Escolar do Ensino Fundamental completo (originais). Se o aluno optar pela CNH, deverá apresentar junto com a certidão de nascimento ou casamento.

Já para os trabalhadores da indústria, além destes documentos, são necessários carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, número do PIS, qualificação civil), contrato de trabalho atual e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Unidades

Rondonópolis – (66) 2101-5000 e 2101-5060 - Rua Ademir de Jesus Ribeiro 3147 -Parque Universitário (Anexo ao Senai)

Sinop – (66) 3531 3611- Av. dos Jacarandás 3.100 – Centro (prédio Sesi Senai)

Várzea Grande – (65) 2128-2056 - Av. Dom Orlando Chaves, 1086 - Cristo Rei

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940