Boas Práticas de Fabricação: garanta a confiança do cliente através do alimento seguro e de qualidade - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Boas Práticas de Fabricação: garanta a confiança do cliente através do alimento seguro e de qualidade

27/08/2021 - 11h10

Boas PráticasDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são uma grande preocupação de saúde pública global e estima que, a cada ano, causem o adoecimento de uma a cada 10 pessoas. Conforme o Ministério da Saúde, isso ocorre devido a mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo a maioria causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas, ingeridos em comidas mal higienizadas, mal cozidas ou que são contaminadas devido à falta de refrigeração adequada.

Pensando nisso, o Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso, em parceria com o Sebrae, oferece a consultoria Boas Práticas de Fabricação que engloba um conjunto de medidas que devem ser aplicadas em toda a cadeia produtiva de alimentos e assegura o controle e a redução dos riscos de contaminação e propagação de doenças nos processos de produção, manipulação e distribuição de alimentos.

Por meio da consultoria, será realizado diagnóstico in loco, onde serão observadas as não conformidades e os pontos de melhoria na execução dos processos da produção dos alimentos, que interferem diretamente na qualidade sanitária dos produtos, com base nas legislações vigentes, sendo verificados itens como:

• Limpeza e higienização dos utensílios e equipamentos de trabalho;
• Organização do ambiente;
• Processo de recebimento dos insumos;
• Utilização de EPI´s e demais equipamentos de trabalho;
• Documentações obrigatórias como análises de água e certificado de dedetização;
• Utilização de planilhas para registro dos procedimentos;
• Procedimentos no preparo dos alimentos;
• Condições da área física para realização do serviço, entre outros.

Com base nos resultados obtidos nesse diagnóstico, o programa vai elaborar um plano de ação para adequação do processo e implantação de melhorias. Além disso, vai preparar a empresa para obtenção de licença ou alvará sanitário junto ao órgão local de Vigilância Sanitária ou de Serviços de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal. Pelo programa, pode ser atendida toda e qualquer empresa, de micro e pequeno porte, que produza ou manipule alimentos.

Para saber mais clique aqui ou entre em contato pelo WhatsApp (65) 99806-3806.

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940