Senai Mato Grosso reabre unidade em Cáceres nesta quarta-feira (1º) - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai Mato Grosso reabre unidade em Cáceres nesta quarta-feira (1º)

30/08/2021 - 09h33
Oferta de cursos será gradativa e conforme demanda 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) reabre, no dia 1º de setembro, às 14h, a unidade de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), após 15 meses de suspensão das atividades devida à decisão do Governo Federal de cortar em 50% da contribuição compulsória das indústrias. A unidade é considerada essencial para promover a qualificação profissional na região oeste do estado e ainda aumentar a competitividade do setor.

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do conselho do Senai MT, Gustavo Oliveira, destaca que a decisão foi pautada em muitas análises e conversas com a administração municipal e indústrias da região. “Cáceres é um município estratégico para o desenvolvimento da economia de Mato Grosso, e o Senai está pronto para contribuir nesse processo, proporcionando mais qualificações e, consequentemente, emprego e geração de renda, além do suporte às indústrias em consultorias e diversos outros serviços”.

Ele explica ainda que, apesar do fechamento temporário, as indústrias da região continuavam sendo atendidas com ações e, agora, o Senai irá ampliar a atuação e oferecer diversos cursos profissionalizantes, graças a retomada da atividade econômica no período pós-pandemia e ao apoio de sindicatos locais e da prefeitura.

O plano de retomada das atividades inclui, inicialmente, a oferta de cursos combos como Excel completo, operador de computador básico e intermediário, assistente administrativo com informática, costureiro de alta moda e de qualificação eletricista em comandos elétricos, entre outros. A média de duração é de três meses.

De acordo com a diretora do Senai MT, Lélia Brun, a ampliação do portfólio de cursos e formações será de forma gradativa e conforme necessidade e planejamento da unidade. “Estamos empolgados com esse retorno, já que é nosso papel oferecer oportunidades para jovens e adultos de capacitação em diversas áreas técnicas e de alta demanda por profissionais qualificados, além de aumentar suas chances de conquistarem uma vaga de emprego ou de se tornarem mais competitivos no mercado”, argumenta.

Convênio

Convênio entre Senai e prefeitura ©vai oferecer cerca de
mil vagas para cursos profissionalizantes

No início de agosto, Fiemt, Senai MT e prefeitura do município assinaram convênio para a realização de um projeto que vai oferecer cerca de 1 mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de alimentos e bebidas, construção civil, metalomecânica, entre outros.

Denominado Programa de Qualificação Profissional, a iniciativa será 100% gratuita e oferecida para adolescentes, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de profissionais empreendedores que estão em busca de qualificação para a geração de renda, visando o ingresso no mercado de trabalho e a inclusão social.

“Cáceres estava precisando desse momento. Nossos jovens precisam de qualificação, nossa cidade está cheia de novos empreendedores e esse projeto só trará benefícios para a população”, destacou na ocasião a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940