Industriários conhecem portfólio de cursos e estrutura de atendimento da Fatec Senai - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Industriários conhecem portfólio de cursos e estrutura de atendimento da Fatec Senai

10/09/2021 - 15h17
Ideia é fazer diagnóstico das necessidades de qualificação
para os trabalhadores das indústrias locais

O portfólio de cursos superiores e a estrutura da Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec Senai) Mato Grosso foram apresentados para industriários, associados à Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), na manhã desta sexta-feira (10). O evento faz parte da estratégia de aproximação da instituição ao setor e de diagnóstico das necessidades de qualificação para os trabalhadores das indústrias locais.

Com atendimento em áreas como Tecnologia da Informação, Controle e Processos Industriais, Gestão e Logística, a Fatec representa uma oportunidade para o estudante, em pouco tempo, possuir uma profissão de nível superior. Além disso, oferece ainda pós-graduações, especializações e MBA's.

A intenção é  ampliar o atendimento às indústrias do Distrito Indutrial, com cursos superiores, a partir do ano que vem, com base na demanda.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, recebeu os empresários e destacou a importância das parcerias entre o setor industrial e Fiemt, Sesi e Senai no momento de pós-pandemia e de retomada da economia. 

“Precisamos de uma estratégia para formar pessoas e garantir o atendimento às demandas das indústrias por profissionais – tanto atuais quanto futuras. Temos pesquisas que demonstram o potencial de interesse por formação tecnológica na região do Distrito Industrial, por isso a ideia de levar o ensino da Fatec Senai MT para perto desse público. Para que a iniciativa seja bem-sucedida, precisamos também ouvir as indústrias, e é isso que estamos fazendo", delcarou, acrescentando que, com base nas informações, a instituição irá fazer um planejamento consistente de investimentos para os próximos anos.

Empresários da Associação das Empresas do Distrito
Industrial de Cuiabá (Aedic) aprovaram a iniciativa 

A diretora geral da Fatec Senai MT e do Senai MT, Lélia Brun, reforçou que a indústria é um setor que busca constantemente alcançar alta produtividade com menor custo, o que só pode ser obtido por meio de inovação, investimento em tecnologia e profissionais qualificados e capacitados. “Neste aspecto, é importante que o Senai e a Fatec estejam atentos às necessidades dos empresários locais, ofertando a qualificação profissional e formação em nível superior nas áreas de interesse”, pontuou.

De acordo com ela, a formação profissional e tecnológica é um imenso aditivo perante o mercado de trabalho. “Com tantas pessoas desempregadas, infelizmente, as melhores vagas serão destinadas àquelas pessoas com melhor qualificação profissional”, apontou.

Valorização

Diretor presidente das indústrias Trael e da Centro Aço,
Marinaldo Ferreira dos Santos

Com o desenvolvimento da tecnologia, os profissionais devem trilhar esse caminho e se tornar mais profissionais. É o que acredita o diretor presidente das indústrias Trael e da Centro Aço, Marinaldo Ferreira dos Santos.

O empresário afirmou que as empresas já são parcerias do Senai na formação e qualificação dos colaboradores e que “a vinda da Fatec para o Distrito Industrial valoriza os trabalhadores e a região, já que estamos instalados distantes do centro da cidade, o que dificulta a logística e deslocamento desses profissionais”.

Para ele, a Fatec estando mais próxima vai tornar mais fácil a jornada do jovem e do trabalhador pela busca do conhecimento. “Aprovamos essa iniciativa, somos parceiros e queremos ampliar essa parceria, para que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas e a geração de renda para a população”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940