Senai aplica metodologia Grand Prix em parceria com a Inpasa - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai aplica metodologia Grand Prix em parceria com a Inpasa

16/09/2021 - 14h46
Edição Grand Prix Inpasa da Inovação

Pensar em soluções para a indústria de etanol de milho foi o objetivo do Senai ao desenvolver o primeiro Grand Prix da Inovação em parceria com a Inpasa, nos municípios de Sinop e Nova Mutum. A metodologia GP, como é conhecida, já é consolidada na educação e agora foi aplicada na indústria.

Por meio de uma maratona, os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas ideias para solucionar demandas relacionadas ao ambiente de trabalho e coloca-las em prática, o facilitador do projeto, Lucas Bernardino, explica “o objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções viáveis e inovadoras por meio de ferramentas do design sprint, prototipação rápida, Business Model Canvas e Elevator Pitch (discurso de elevador - de apenas três minutos)”.

Resultados

A ação aconteceu nas unidades da Inpasa de Sinop e Nova Mutum e contou com o apoio das equipes de educação do Senai dos municípios. Uma das participantes, Aurora Bertela, do setor de processo industrial em fermentação, frisa a importância do GrandPrix “muitas vezes temos ideias que não conseguimos estruturar, aqui além da oportunidade de colocá-las em prática, a gente aprende como organizar para implanta-las”.

Além de ajudar os participantes a fortalecer suas propostas, a metodologia reúne funcionários de setores distintos para que experiências sejam divididas, ideias e pontos de vistas diferentes sejam compartilhados e objetivos em comum sejam identificados, deste modo, as ações são capazes de beneficiar a todos, conforme constata Aurora “Foi magnifico! Embora sejamos de setores diferentes, somos todos colaboradores com um objetivo em comum: melhorar nosso espaço de trabalho e ajudar a Inpasa a crescer cada vez mais”.

O GrandPrix                     

Participantes aproveitam a oportunidade para 
colocar suas ideias em prática

O Grand Prix já é executado há mais de seis anos com os alunos, o gerente de Educação do Senai MT, Carlos Braguini enaltece o método “É uma metodologia validada, que estimula a inovação, o trabalho colaborativo e a habilidade de resolver problemas com agilidade e eficiência, competências essenciais para o mundo do trabalho”.

Os participantes são divididos em equipes e é realizada uma maratona, uma verdadeira “corrida da inovação”, a finalidade é interconectar indivíduos, empresas, empreendedores em torno de desafios da indústria; como por exemplo desafios em segurança do trabalho, destinação correta de resíduos industriais, acessibilidade no ambiente de trabalho entre outros.

Confira as fotos na  Galeria


Texto por: Maria Antônia Junqueira

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940