O Efeito Indústria: Conheça Nova  Marilândia   - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Efeito Indústria: Conheça Nova  Marilândia  

24/09/2021 - 14h34

 

Os avanços recorrentes da era tecnológica são vistos em diferentes esferas da sociedade. Um exemplo disso são as inovações no setor alimentício, que em defesa da sustentabilidade, se modificam com a confecção de produtos com impactos ambientais reduzidos. Embalagens de eucalipto, embalagens de batatas e uvas e até mesmo embalagens de fungos são exemplos dessa mudança de paradigmas. Essas, e tantas outras inovações, decorrem do avanço das indústrias, que aliado à revolução tecnológica, impactam na vida das pessoas, mudando comportamentos e transformando realidades. Esse é só um exemplo de ação da evolução da indústria, que não atinge somente o setor, mas todo o seu entorno.  

O Observatório da Indústria, setor da Fiemt, responsável por produzir informações estratégicas capazes de subsidiar decisões e contribuir com o desenvolvimento industrial em Mato Grosso, apresenta pesquisas significativas sobre a atuação das indústrias no estado de Mato Grosso. Neste artigo, serão apresentados dados sobre a cidade de Nova Marilândia, que fica aproximadamente 250 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, e tem potencial econômico, referente à indústria, que beneficia a cidade, os moradores e o estado em geral.  

Antes, um panorama geral sobre a atuação da indústria em outras cidades do MT. Os municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são os que possuem o maior número de estabelecimentos do setor de alimentos. Juntos, esses três municípios comportam mais de 30% de um total 1.090 estabelecimentos existente no estado. Por outro lado, quando o foco da análise é o número de funcionários, Lucas do Rio Verde (5.559); Várzea Grande (5.307) e Rondonópolis (3.520) seriam os municípios mais importantes da indústria de alimentos, em que de um total de 51.876 funcionários. 

Em Nova Marilândia, o número de habitantes é de 3.133. Dessa quantidade de moradores, um representativo de 71,34% dos empregos é decorrente de indústrias. Em especifico, o segmento alimentar corresponde a 1.139 (63,88%) pessoas empregadas. Nessa análise não estão os empregos indiretos (limpeza, segurança, transporte) e induzidos (renda das famílias) que também são contemplados. 

Quando se contempla o Quociente Locacional (QL), um indicador que considera o peso relativo de uma atividade em relação às outras atividades, a percepção sobre atividade industrial de Nova Marilândia, apresenta o QL de 4.15 e participação na atividade 71,34%. Os dados se se confirmam no mapa abaixo, representado pelo município mais em azul. Colocar comparativo  

 

nova

 Representação do QL da cidade de Nova Marilândia - MT 

 

Os municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são os que possuem o maior número de estabelecimentos do setor de alimentos. Juntos, esses três municípios comportam mais de 30% de um total 1.090 estabelecimentos existentes no estado. Por outro lado, quando o foco da análise é o número de funcionários, Lucas do Rio Verde (5.559); Várzea Grande (5.307) e Rondonópolis (3.520) seriam os municípios mais importantes da indústria de alimentos, em que de um total de 51.876 funcionários. 

É possível perceber como a indústria fortalece a economia do município, uma vez que, a geração de empregos, de renda, está diretamente ligada à atividade industrial da cidade, sendo vital para a movimentação da economia local.  

É o efeito indústria que impacta positivamente a sociedade, e esse foi um dos estudos apresentados pelo Observatório da Indústria - Fiemt. Para saber mais acesse o site: https://www.fiemt.ind.br/para-industria/observatorio-da-industria. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940