Multiação Novembro Azul realiza atendimento oncológico para 100 homens - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Multiação Novembro Azul realiza atendimento oncológico para 100 homens

06/11/2021 - 16h44
Multiação
Homens receberam atendimento no Multiação Novembro Azul, neste
sábado (6), em Cuiabá — Foto: Eduardo Cardoso/
Sistema Fiemt

O chuvoso sábado (6) na capital foi dia de prevenção. Em alusão ao Novembro  Azul —  mês focado na saúde masculina — o projeto Multiação, por meio de seus parceiros, ofereceu consultas com médicos especialistas, exame de sangue PSA, que é  utilizado no diagnóstico do câncer de próstata e exames de imagens para 100 homens. Todos os pacientes se inscreveram antecipadamente.

Os atendimentos foram realizados na sede da Oncomed, em Cuiabá e por conta da pandemia foram destinados apenas aos homens acima dos 50 anos.

Nesta edição os parceiros envolvidos foram a Oncomed, Imagens Medicina Diagnóstica, Laboratório Carlos Chagas e Centro de Patologia e Citologia Paulo Cesar de Figueiredo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Levando em consideração que a doença tem mais chance de cura nos estágios iniciais e os exames de rotina são a melhor opção de diagnóstico, o senhor Jovelino Silva acordou cedo para receber atendimento médico. Acompanhado da esposa, com que é casado há 46 anos, ele disse que é preciso trocar o preconceito pela prevenção.

“É importante cuidar da saúde e a nossa vida é o bem mais precioso que temos. Assim que fiquei sabendo da possibilidade de atendimento eu me cadastrei”, afirmou ao lado da esposa Maria Virma que já participou de outras edições do Multiação e recebeu atendimento médico oncológico em outras edições.

“Achei ótimo essa iniciativa para cuidar também da saúde dos homens, que muitas vezes não dão a devida atenção ou têm preconceito com os exames”, disse.

A oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora da Oncomed, reforça a importância do cuidado preventivo. “É muito importante que os homens façam a consulta e os exames. O câncer de próstata pode ser silencioso, mas tem cerca de 90% de chance de cura quando descoberto no início”, explica.

Multiação foi realizado em Cuiabá
Jovelino e Maria participaram desta ediação do Multiação.
Foto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt

Próxima edição

Respeitando todos os protocolos de biossegurança, a próxima edição do Multiação voltará a oferecer dezenas de serviços, entre eles consultas médicas e atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, educação, empreendedorismo, cultura e saúde. O evento será realizado no próximo dia 27 de novembro, no Jardim Itamarati, na região do bairro Planalto, em Cuiabá. Para receber os atendimentos será preciso fazer o pré-cadastro. Os horários para agendamento serão divulgados em breve.

Assista aqui a cobertura da TVCA:

 

Texto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt
 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940