Mundo Senai 2021 apresenta oportunidade de formação profissional em MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mundo Senai 2021 apresenta oportunidade de formação profissional em MT

12/11/2021 - 17h06
legenda
Estudante participa de oficina em simulador

Depois de quase dois anos de pandemia, o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai MT) reabriu suas portas para um grande evento sobre o universo do trabalho: o Mundo Senai 2021 chegou em sua 13ª edição na última quinta-feira (11). Cerca de 1800 estudantes estiveram presentes em todas as unidades da instituição em Mato Grosso

A programação foi direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas que ingressarão no novo ensino médio a partir de 2022, com o objetivo de apresentar a esses jovens cursos ligados às profissões da indústria, promovendo o protagonismo juvenil, conforme propõe a nova matriz curricular.

Palestras, trocas de experiências com ex-alunos da instituição, mini oficinas e visitas guiadas pelas estruturas agitaram os estudantes que se divertiram no clima de competição e descontração promovido pelos coordenadores.

legenda
Visita guiada nas unidades

Para a diretora do Senai MT, Lélia Brun, o evento é uma grande oportunidade “principalmente para os jovens que estão na fase de escolha de uma profissão, o Mundo Senai busca fornecer todas as informações necessárias e apresentar todas as oportunidades para quem quer construir uma carreira de sucesso na indústria”, comenta.

Desde 2009, mais de três milhões de pessoas já visitaram as unidades operacionais participantes em todo o Brasil para conhecer o universo do Senai e as indústrias da região.

Inovação, protagonismo & ciência

Quem esteve no evento na unidade de Várzea Grande também pôde conferir a final da etapa regional do Inova Senai, que reuniu 14 projetos produzidos por alunos do Sesi, Senai e Fatec em Mato Grosso.

Divididos em duas categorias: Habilitação Técnica e/ou Aprendizagem Industrial e Superior Tecnólogo, todos projetos foram bastante elogiados por suas ideias inovadoras e integradoras.

Na categoria Aprendizagem Industrial quem levou o primeiro lugar foram os alunos do Senai Sorriso com o projeto Biocotton Plast, que repensa a utilização de plástico utilizado nas colheitas de algodão. Já a Fatec Senai Cuiabá conquistou a primeira posição na categoria Superior Tecnólogo com o projeto AgroSensitivity Soy Classification Scanner, que visa agilizar o processo de classificação de grãos de soja a partir de um sistema automatizado, tornando o processo mais seguro.

 Além das medalhas e troféus - gentilmente produzidos pelo Espaço Maker, na Unidade de Várzea Grande -, os campões receberão consultorias para colocarem seus projetos em prática e carimbam seus passaportes para a etapa nacional do Inova Senai que deverá acontecer em 2022.

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940