Vocação e mercado de trabalho: como escolher uma profissão? - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Vocação e mercado de trabalho: como escolher uma profissão?

31/01/2022 - 14h25

Vocação ou mercado de trabalhoAo longo da trajetória da nossa vida é muito normal ficar confuso e indeciso na hora de escolher uma profissão. Fica o questionamento: o que é mais importante - fazer o que gosta ou investir em uma profissão que garanta um bom salário? Por incrível que pareça, responder essa pergunta pode ser mais fácil do que você imagina. Para te ajudar, preparamos 3 dicas preciosas que farão uma grande diferença na hora de escolher qual caminho seguir. Confira!   

1. Descubra sua vocação: O primeiro passo é descobrir quais são suas melhores habilidades e o que você mais gosta de fazer. Para isso, faça uma autoanálise do que é importante pra você, quais são as suas características, o que desperta o seu interesse, o que te motiva, quais atividades você se sentiria seguro e feliz em realizar, como você se vê daqui a 5 anos, o que considera importante no ambiente de trabalho e também na execução dele. Ao descobrir as características mais presentes no seu comportamento, ficará mais fácil alinhar com os aspectos essenciais para o bom desempenho da profissão. E com isso, as suas chances de acertar na escolha aumentarão. O autoconhecimento é importante aliado nessa descoberta.  

2. Saiba quais são seus objetivos profissionais: Como você idealiza o seu futuro profissional? Escolher a formação certa abre um leque de oportunidades. Com tantas possibilidades, seja em empresas de pequeno ou grande porte, no campo ou na cidade, é importante conhecer e ter seus objetivos muito bem definidos na hora de escolher a profissão, afinal você dedicará boa parte da sua vida nela. A realização e satisfação pessoal podem impulsionar sua carreira rumo ao sucesso. Por isso, pesquise e analise as possíveis áreas de atuação do curso de interesse, uma possível trilha de carreira, a média salarial de cada área, carga horária de trabalho e as tendências no mercado. É importante ponderar os prós e contras, e não somente o retorno financeiro no final do mês. 

3. Conheça as tendências do mercado: Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, exigente e dinâmico, é fundamental acompanhar com frequência as mudanças na hora de escolher uma profissão, afinal quanto mais demanda e vagas nas empresas, maiores são as chances de contratação. De acordo com um levantamento anual do LinkedIn, maior rede profissional do mundo, divulgado no início deste ano (2022), mais de 25 profissões vem crescendo nos últimos quatro anos e são apontadas como carreiras promissoras. Conhecer quais são essas profissões em alta é um ponto crucial a ser levado em consideração na hora de escolher a profissão.   

Agora que você já conhece as dicas, é o momento de colocar esse passo a passo em prática. Para te ajudar, preparamos uma lista de quais são as profissões mais promissoras em 2022. Clique aqui e conheça!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940