Como ser um profissional que soluciona problemas? - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Como ser um profissional que soluciona problemas?

08/02/2022 - 10h40

Conheça agora o que são profissionais focados na resolução de problemas e porque eles são muito valorizados. 

Diante das constantes mudanças que vivemos nos últimos anos em decorrência da pandemia e a rápida aceleração da digitalização, já parou para pensar em quantas vezes você foi desafiado a resolver problemas complexos no trabalho? Saiba que a demanda por profissionais com a habilidade de resolvê-los é crescente. 

Relatório De acordo com a terceira edição do Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial divulgado em 2020, os empregadores afirmam que o pensamento crítico e a resolução de problemas estão no topo da lista de habilidades que crescerão nos próximos anos. Esse movimento tem se mostrado consistente desde o primeiro relatório divulgado em 2016. 

Para se manter competitivo em um cenário de muita imprevisibilidade, não só as empresas, como os profissionais, precisam se adaptar. De acordo com Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page, consultoria global de recrutamento, o profissional que tem a habilidade em resolução de problemas é exatamente aquele que une conhecimento e aplicação da teoria. Segundo ele, a aptidão não precisa ser um traço de personalidade inato. Na verdade, a aquisição da habilidade é algo a ser exercitado.  

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como se tornar esse profissional tão cobiçado pelo mercado de trabalho. Entenda a seguir como desenvolver essa habilidade em 5 passos:  

1. Não se desespere: Quando estamos diante de um problema geralmente a primeira reação é se desesperar. Muitas vezes o desespero se torna tão grande que faz com que o profissional enxergue a situação de maneira mais grave do que de fato ela é, e por impulsividade, o profissional põe tudo a perder. Por isso, o primeiro passo é manter a calma, ter autocontrole e não ter medo de admitir que você está com um problema. Isso é primordial para que o profissional consiga identificar com clareza o que de fato está acontecendo e buscar a melhor solução. Além disso, os problemas te permitem adquirir conhecimento e experiência sobre o que fazer e o que não fazer diante de determinadas situações.  

2. Identifique o problema: O próximo passo é reunir de forma objetiva todos os fatos e dados sobre a situação para que você possa montar uma estratégia em busca da solução. Para isso, coloque todos os detalhes do problema no papel. Isso vai te ajudar a organizar o pensamento, visualizar com clareza o contexto e montar estratégias em ordem sistemática.  

3. Encontre a solução: Agora que você já tem clareza do problema é hora de buscar a solução. É nessa etapa que são definidas as hipóteses de trabalho, quais procedimentos deverão ser tomados, a abordagem que deverá ser feita, o prazo que levará e as ferramentas que você precisará para realizar as medidas propostas. Além disso, é nessa etapa que você deverá incluir as pessoas que deverão ser envolvidas para alinhar e definir com elas a execução. Nesta hora é extremamente importante que o profissional pense “fora da caixa”. Aproveite essa oportunidade para desenvolver o pensamento criativo, crítico e analítico. Exponha suas ideias e tenha flexibilidade para receber ideias diferentes da sua. O importante é entrar em um consenso que garanta bons resultados e a melhor solução.  

4. Busque conhecimento: Busque conhecimento: Para aprimorar sua habilidade em resolução de problemas a fim de garantir melhores resultados no mercado de trabalho, é indispensável que o profissional tenha conhecimento extenso em sua área. Por exemplo: tendências, desafios, avaliação de possibilidades de resultados e fortalecimento da solução através da pesquisa e fundamentação teórica. Com esse olhar, instituições educacionais ao redor do mundo têm trabalhado para formar profissionais com esse perfil, como a Fatec Senai, que tem sido pioneira em Mato Grosso. A metodologia aplicada é com foco na resolução de problemas e resultados por meio de estratégias específicas, como a prototipagem de projetos que promovem o empreendedorismo e a inovação. E isso, se torna um grande diferencial, afinal o profissional já sai da faculdade pronto para o mercado de trabalho.  

Agora que você já conhece os passos para se tornar um profissional que tem habilidade em resolver problemas é hora de colocar todo esse conhecimento em prática. Clique aqui e dê esse próximo passo!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940