Estudantes da Fatec Senai MT conquistam terceiro lugar no DSPI 2021

21/02/2022 - 10h51

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Equipe reunida com seus orientadores, Dra. Angélica
Fátima de Barros e Dr.Fahim Elias Costa Rihban
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Quantas boas ideias surgem a cada ano no Senai? A resposta não poderia ser outra: muitas! Para ser mais exato, na última edição do Desafio Senai de Projetos Inovadores, o DSPI, foram 2.611 projetos inscritos vindos de todas as partes do Brasil – o número corresponde a um total de 13 mil estudantes participantes, nas categorias Aprendizagem Industrial, Ensino Técnico e Ensino Superior. A proposta do prêmio é fomentar o uso da metodologia Senai de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação.

Dentre os participantes, os estudantes da Fatec Senai MT foram destaque, conquistando o terceiro lugar na competição com o projeto Tag Solum, que tem como objetivo otimizar o tempo gasto na identificação de mostra de solos, que, atualmente, são feito de modo manual, o que, segundo a equipe, pode gerar problemas como extravio, perda de amostra, perda de informações das amostras, assim, problemas como estresse, cansaço mental e físico, desentendimento entre os colegas por falta de informações completas, dentre outros.

A equipe composta por Mateus Lacortt, Gilcélia Sabino, Blenda Duran e Vinícius Barrantes, que são alunos do curso de Agrocomputação, explicam “com a digitalização do processo será possível rastrear cada passo pelo Qrcode desde a coleta no campo ao envio dessas amostras ao laboratório que se localiza em Cuiabá”. A partir deste contexto, então, que o TagSolum foi desenvolvido, a fim de trazer benefícios operacionais e melhorias na gestão do imóvel rural.

Os orientadores da equipe, os professores Dra. Angélica Fátima de Barros e Dr.Fahim Elias Costa Rihbane, comemoram o resultado dos alunos, “eles nem imaginaram que pudessem ganhar já que ainda estavam no segundo semestre, quando saiu o resultado, a animação foi total”, relata Rihbane, “para nós enquanto professores e pesquisadores é uma sensação extremamente gratificante ‘de dever cumprido’ e de que sempre podemos, e devemos, ir além com os nossos alunos”, professora Angélica.

Os alunos desenvolveram a solução tecnológica devido à um problema identificado dentro da empresa no momento de identificar as amostras de solo. Assim, o grupo aplicou os conhecimentos do curso no desenvolvimento da solução. A orientação dos projetos integradores visa justamente este propósito de soluções inovadoras que atendam demandas do mercado e incentivem os alunos a crescerem profissionalmente

Os Projetos Integradores aliam teoria à prática e fortalecem o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, habilidades de execução de tarefas e comportamentos esperados no ambiente de trabalho. No meio destes milhares de projetos, 106 foram selecionados para a fase nacional, 56 passaram para a final, sendo nove do Senai Mato Grosso.

O DSPI

São atividades práticas nas quais os estudantes resolvem problemas reais, buscando soluções integradas de diversas disciplinas ou áreas do conhecimento, desenvolvendo conhecimentos teóricos, habilidades de realizar as tarefas e as atitudes esperadas no ambiente profissional. São comportamentos como a autonomia na busca de soluções, capacidade de trabalho em equipe. Como resultado, há a entrega de uma solução (um protótipo) para o desafio (problema) escolhido. Os projetos são desenvolvidos dentro das situações de aprendizagem do curso do aluno.

Veja a classificação final nas três categorias:

CURSO SUPERIOR

1º lugar - projeto HORTA 4.0 (SC)

2º lugar - projeto RECICLAGEM PLA (SC)

3º lugar - projeto TAGSOLUM (MT)

 

CURSO TÉCNICO

1º lugar - projeto ADAPTMAK (SC)

2º lugar - projeto TIE UP CARGO (SP)

3º lugar - projeto RECYCLE TREE (SC)

 

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

1º lugar - projeto EYE S EPI (SC)

2º lugar - projeto GAIA (SC)

3º lugar - projeto SUP OXI (RJ)

Texto Maria Antônia Junqueira

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