Aluna do Senai Cuiabá conquista medalha inédita na Olimpíada do Conhecimento - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Aluna do Senai Cuiabá conquista medalha inédita na Olimpíada do Conhecimento

28/03/2022 - 10h24
legenda
Natural de Canarana,
Sthephany é medalha de bronze na competição

De Canarana para o mundo! A jovem Sthephany Gromann, 21 anos, conquistou na última semana o terceiro lugar na Olimpíada do Conhecimento na ocupação Tecnologia da Moda. Essa é a primeira vez que uma representante de Mato Grosso conquista uma medalha na competição – que reúne estudantes de alto nível de todo o país.

Desde pequena, Sthephany observava a avó materna trabalhar na máquina de costura algo que lhe rendeu muito mais do que memórias afetivas da infância. O interesse por saber como a técnica funcionava e como uma linha tão fina poderia ser forte o suficiente para sustentar peças de roupas por inteiro a levou a aprender a costurar quando ainda tinha sete anos.

Na adolescência, ao se deparar com o desafio de escolher qual profissão iria seguir, Sthephany que é filha de administradora e de comerciante sabia que as profissões ditas tradicionais não eram para ela, “eu sempre soube que queria fazer algo diferente, algo em que eu pudesse me expressar”, além disso, a estudante relata que em sua cidade, Canarana, não havia muitas opções de lojas com roupas que combinassem com o seu estilo, “ou eram peças muito caras ou não serviam em mim”.

ao lado de sua mentora, Maria Eunice Gugelmin
Junto com sua mentora, Maria Eunice Gugelmin

Logo percebeu que poderia unir os conhecimentos aprendidos com a avó e o interesse no mundo fashion para criar suas próprias roupas, “foi quando eu descobri a faculdade de moda, eu que já sabia desenhar e costurar não pensei duas vezes”. Foi a equação perfeita! A jovem de Canarana se mudaria, então, para a cidade grande em busca dos seus sonhos.

“Uma moda que te respeite, é sobre isso que deveria ser”, conta a estudante, que ao longo da adolescência teve dificuldades em encontrar modelagens adequadas ao seu corpo “aliás, a moda deveria ser sobre se sentir bem, feliz e bem consigo mesma e não ao contrário”, por isso o objetivo sempre foi aprender a costurar e modelar profissionalmente para ter seu próprio ateliê para atender à essa demanda.

“Quando soube do curso técnico em vestuário do Senai Cuiabá, me identifiquei prontamente, era realmente o que eu desejava”, conta. E graças ao talento e comprometimento com o seu trabalho, acabou sendo selecionada para participar da Olímpiada do Conhecimento.

A competição

Longe de parecer uma competição de amadores, a disputa é digna da alta costura e reúne estudantes de alto nível de todo o Brasil.

hdsg
Competição aconteceu no Espírito Santo

Para esta edição, a prova aconteceu no litoral capixaba e foi dividida em uma verdadeira maratona de quatro módulos que incluem: desenho de moda, modelagem e encaixe, draping (também conhecida como moulage, uma técnica de modelagem tridimensional) e, ainda, a criação e confecção no prazo de 13 horas de um casaco inspirado no renomado estilista britânico Alexander McQueen.

Foram três anos de preparação para a competição – que chegou a ser adiada duas vezes devido à pandemia da Covid-19 - relata a estudante, que durante este período treinou todos os dias ao lado de sua mentora – e grande amiga - a instrutora Maria Eunice Gugelmin. “Desde o primeiro dia, ela se mostrou extremamente comprometida com o seu trabalho e esse é o seu grande diferencial”, comenta a professora completamente orgulhosa da pupilo.

Com muita técnica e criatividade, a jovem mato-grossense impressionou os jurados com a perfeição dos detalhes e acabamento das peças “não tinha pra ninguém!”, comemora a gerente do Senai Cuiabá, Mozara Guerreiro, “a Stephany surpreendeu toda bancada durante a prova, nós a conhecemos e sabíamos que estávamos diante de uma excelente competidora”, relata, desbancou competidoras de outros estados tidos como tradicionais na ocupação, como Paraná e Rio de Janeiro.

Planos para o futuro

De volta para casa, com a medalha no peito e o casaco vencedor na bagagem, a jovem retorna com a sensação de missão cumprida.

Os treinos intensos agora fazem parte da história de sua conquista, Sthephany, pretende se dedicar às criações personalizadas de moda festa e casual chique de sua marca Felícia Ateliê (Instagram: @felicia_atelie) e a sua mais recente paixão: ensinar. “Trazer felicidade! Fazer com que as pessoas se sintam realizadas, seja vestindo algo que abrace o corpo, seja capacitando pessoas para serem independentes criar suas próprias vestimentas e carreiras”, conclui.

No Senai Cuiabá é possível estudar mais sobre vestuário industrial, o profissional cria peças de roupas e envolvem habilidades que incluem o design, modelagem, corte, e manufatura e finalização das peças de roupa. Mais informações: www.senaimt.ind.br

A Olimpíada do Conhecimento

A competição é a seletiva nacional para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos.

No dia 4 de abril, três jovens de Rondonópolis vão disputar a final direta da ocupação em Manufatura Integrada, considerada a modalidade mais difícil da competição. Se vencerem, terão a oportunidade de disputar o mundial em Shangai.

 


Texto: Maria Antônia Junqueira

Assessoria de Comunicação e Imprensa Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940