Senai MT sedia evento sobre tecnologias e aplicações espaciais na cadeia agroindustrial - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT sedia evento sobre tecnologias e aplicações espaciais na cadeia agroindustrial

24/05/2022 - 10h43
xx
Ao todo, mais de 350 pessoas participaram das discussões

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mato Grosso sediou na terça-feira (24), no Centro de Eventos do Senai Cuiabá, o workshop “Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais”. A solenidade de abertura contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sérgio Antunes, além de autoridades estaduais e municipais. Ao todo, mais de 350 pessoas participaram das discussões.

A iniciativa é uma realização da AEB, em parceria com a Fiemt), Senai MT, Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Parque Tecnológico Mato Grosso, com apoio do Sistema Famato, Conselhos Temáticos de Inovação e da Agroindústria (Cointec e Coagro), Agrohub e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O objetivo foi inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e o desenvolvimento do setor de forma sustentável.

O ministro Paulo Alvin destacou que a pandemia do novo coronavírus mostrou a força que tem o agronegócio e que Mato Grosso é a locomotiva do agronegócio brasileiro. “O Brasil já foi importador de alimentos e, graças ao conhecimento científico e tecnológico, passou a ser fornecedor para os milhões de brasileiros. Mas o desafio, daqui para frente, é provar que a produção é sustentável. Internet das coisas, bioeconomia fazem parte desses desafios”

De acordo com ele, “não dá para pensar nesse novo momento do agronegócio e da agroindústria brasileiros sem tecnologia espacial, sem soluções satelitais, isso vai dar uma alavancada significativa para o setor e é muito importante discutirmos esses assuntos em eventos como esse”, avaliou.

xx
O vice-presidente da Fiemt, Sérgio Antunes abriu os
trabalhos do workshop

Mediando o painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Agro - reconhecida pela indústria como uma das mais eficazes ferramentas para aceleração de performance e eficiência do setor, o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Valdir de Souza Junior, lembrou que dentro do Sistema Fiemt, as instituições dão grande apoio a agroindústria.

“Na semana em que comemoramos o dia da Indústria (25 de maio), trazer essas discussões que promovem inovações nesse nível de qualidade, de tecnologia é muito importante, uma vez que nós preparamos nossos alunos com base nessas tecnologias que vão surgindo. Temos diversos cursos que podem ser aproveitados na aplicação no agro e na agroindústria de maneira geral”.

Representando a Seciteci no evento, o coordenador do Parque Tecnológico, Rogério Nunes, lembrou que o workshop mostra a conexão entre os atores do sistema de novação. “Estamos juntos com a Fiemt, universidades, e federações promovendo ações que concretizam a agenda estratégica de ciência, tecnologia e inovação que foi pensada pelo ecossistema e que vem sendo desenvolvida nos últimos anos”.

A partir do evento, serão apresentadas novas ideais e conexões de tecnologias espaciais para o agronegócio, que engloba a agroindústria, a necessidade que Mato Grosso tem em avançar, principalmente na parte de georreferenciamento, internet das coisas, entre outros. Além disso, as foram apresentados cases e startups que trabalham com a agroindústria.

xx

Fórum da indústria

Também como parte da programação do mês da indústria, o Sistema Fiemt realiza na quinta-feira (26), das 8h às 18h, no Centro de Eventos do Senai Cuiabá (Av. XV de Novembro, nº 303 – Porto), o Fórum da Indústria. Gestão de pessoas, lideranças, inovação, redução de custos e eficiência são alguns dos temas que serão abordados.

Um dia todo dedicado a entender o cenário econômico e os rumos dos negócios pós pandemia, promovido pelas instituições que integram. Ao todo serão três palestrantes de destaque nacional, quatro painéis temáticos e 10 casos de sucesso para se inspirar, além de espaço para networking e interações. As inscrições são gratuitas. Garanta sua vaga - Inscreva-se aqui.

Texto e fotos: Viviane Saggin (Sistema Fiemt)

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940