Prefeitura lança ‘Qualifica Cuiabá’ com 1,8 mil vagas em parceria com Senai - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Prefeitura lança ‘Qualifica Cuiabá’ com 1,8 mil vagas em parceria com Senai

12/07/2022 - 12h33
qualifica 2
O programa já atendeu pelo Senai cerca de 5.760 pessoas
desde 2018 com mais de 40 cursos - Foto: Vicente Aquino

A 4ª edição do ‘Qualifica Cuiabá’, que será executada ainda em 2022, foi lançada pela Prefeitura na segunda-feira (11.07). O programa é realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso e oferta 35 cursos profissionalizantes com 1.800 vagas disponíveis.

O programa já atendeu pelo Senai cerca de 5.760 pessoas desde 2018 com mais de 40 cursos de áreas como gestão, empreendedorismo, construção civil, alimentação e bebidas, entre outros. A expectativa é alcançar a marca de 10 mil pessoas até final de 2024.

O gerente de educação do Senai MT, Marcos Ribeiro, destaca que a formação é uma oportunidade de garantir dignidade por meio de remuneração e qualificação.

“Os cursos vão permitir que essas pessoas tenham uma profissão, tenham mais dignidade. Esse ano, catadores de recicláveis que atuam no aterro sanitário também serão contemplados com alguns cursos. Todos os nossos alunos recebem um certificado de conclusão”, explicou Marcos.

qualifica
Cerca de 40 cursos profissionalizantes serão ofertados já
com início em agosto - Foto: Vicente Aquino

A primeira-dama Márcia Pinheiro reforçou durante o lançamento que políticas públicas como o Qualifica Cuiabá realmente faz diferença na vida das pessoas.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a sua gestão fosse humanizada e é isso que nós estamos fazendo. Estamos atendendo aqueles que mais precisam. Estou muito feliz de ver que muitas pessoas aproveitaram essa chance e agora têm uma profissão”, diz Márcia.

Rita Silva, ex-aluna do Qualifica Cuiabá disse que caso não existisse o programa, muitas pessoas não teriam a chance de se capacitar.

“Fiz o curso de retroescavadeira. Um curso que sempre tive vontade, mas por não ter condições financeiras não conseguia fazer. Quando fiquei sabendo que a Prefeitura e o Senai estavam oferecendo essa vaga, não perdi tempo e corri para me inscrever. Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter um trabalho digno e sustentar os meus três filhos e minha casa. Estou muito feliz”, disse.

O contrato foi assinado em conjunto com a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

As inscrições serão feitas exclusivamente nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) dos bairros de Cuiabá.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940