Senai MT certifica 20 funcionários de madeireiras em Sinop - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT certifica 20 funcionários de madeireiras em Sinop

12/07/2022 - 17h38
curso sinop
O curso profissionalizante de ‘operador de serra fita’ foi
ofertado pelo Sindusmad - Foto: acervo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) MT certificou 20 profissionais, funcionários de madeireiras associadas ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), que concluíram o curso de ‘operador de serra fita’ em Sinop.

O curso ofertado pelo Sindusmad teve encerramento no sábado (09.07) contou com a participação de empresários do setor. O operador de serra fita ou popularmente conhecido como “serrador” é o profissional responsável por cortar e projetar os cortes dentro de uma Indústria Madeireira.

O gerente do Senai de Sinop, Bruno Cavalcanti, reforçou que entende as necessidades das empresas e consegue criar soluções que atendam efetivamente a demanda.

“Temos uma listagem de cursos padrão que oferecemos, mas todas as vezes, que uma necessidade foge do que temos padronizado, a gente desenvolve. Este curso é o resultado desse desenvolvimento e muitos outros podem acontecer de acordo com a necessidade que a indústria hoje está apresentando”, reforça.

Para o professor do Senai, Paulinho Scheneider, a função de serrador de fita é fundamental na indústria madeireira, pois é a área que “dita” a produção.

“O serrador cuida, corta e projeta os cortes de acordo com os pedidos fazendo com que as vendas de uma madeireira possam chegar até o cliente dentro dos prazos estipulados”, destaca.

curso sinop
As aulas práticas foram realizadas na AC Henriques,
empresa associada ao sindicato - Foto: Acervo

Edson Marcos Peloso, participante do curso, reforçou que conhecimento teórico agrega a experiência na prática que já possuem.

“A avaliação que eu faço é que foi ótima essa parte técnica, porque a prática a gente tem, mas todo conhecimento é bem-vindo. Adquirir mais conhecimento e melhorar cada vez mais o nosso desempenho da empresa. Só temos a agradecer essa parceria porque vem trazendo benefícios tanto para o empresário quanto para os funcionários”, avalia.

Representando o presidente Wilson Jose Volkweis, o diretor Diogo Paludo reforçou que uma das prioridades é investir na qualificação da mão de obra, através dos cursos de capacitação.

“O Sindusmad está preocupado em fornecer, atualizar e profissionalizar a mão de obra. O curso sempre vem renovar, tem alguma coisa nova para aprender. Até mesmo, entre eles há uma troca de conhecimento. Isso é muito bom. As empresas que participaram têm ciência que isso vai favorecer e trazer resultados dentro das indústrias. Para os colaboradores, dizer que fez curso no Senai agrega muito na questão profissional, é conhecimento que eles vão levar para vida”, conclui.

As aulas práticas foram realizadas na AC Henriques, empresa associada ao sindicato. O próximo curso a ser ofertado pelo sindicato é o “alinhador” com previsão para iniciar ainda neste mês de julho.

Texto: Assessoria Sindusmad

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940