Senai Cuiabá recebe o 9º Encontro Sucroenergético de MT nesta quinta-feira - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai Cuiabá recebe o 9º Encontro Sucroenergético de MT nesta quinta-feira

20/07/2022 - 15h15
cana
Realizado em parceria com o Sindalcool, evento
terá público presencial após dois anos sem
atividades - Foto: XP Investimentos 

Com o objetivo de trazer novidades em tecnologia e gestão para a produção de etanol de cana-de-açúcar e etanol de milho, o 9º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso será realizado nesta quinta-feira (21.07) no auditório do Senai Cuiabá, localizado na Av. XV de novembro, nº 303 no bairro Porto. O encontro está marcado para iniciar às 8 horas e segue com programação intensa de palestras e painéis até às 18 horas.

O evento gratuito é aberto a industriais, empresários, pesquisadores e estudantes. Para participar é necessário preencher um cadastro pelo site – Clique aqui.

Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool/MT) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e após dois anos sem atividades terá público presencial.

A palestra de abertura será feita pelo coordenador do Instituto Senai de Tecnologia, Henrique Zahner sobre a eficiência operacional com a utilização de tecnologias para gestão de operações e melhoria de desempenho em fontes energéticas e manutenção.

Após a abertura, o evento seguirá em duas salas com conteúdo simultâneo. Uma sala será dedicada à indústria para debater temas como a aplicação de inteligência artificial no processo de produção de açúcar e etanol e a outra será dedicada a parte agrícola, com o objetivo de, por exemplo, apresentar novos produtos para segmentos mistos, usinas e fazendas.

“A nossa produção está crescente a partir do etanol de milho, mas nós temos também a cana com a grande competitividade. O setor agrega bastante valor a novos produtos, por exemplo o DDG como ração animal, ao óleo de milho, etanol energia e açúcar. Então setor está expandindo bastante e o encontro traz a possibilidade de agregar mais competitividade e produtividade à indústria”, reforça o presidente do Sindalcool, Silvio Rangel.

Mato Grosso teve um crescimento considerável nos últimos cinco anos e saiu da 7ª colocação para o 3º colocado no Brasil. A produção deste ano está em torno de 4,3 bilhões de litros, no qual o consumo desse volume total pelo estado, é cerca de 1,2 bilhão e na exportação para outros estados gira em torno de 3,1 bilhões de litros.

 “Atualmente em Mato Grosso são 15 indústrias de etanol, sendo algumas de cana, outras de milho e algumas são mistas. Hoje Mato Grosso é o 3º maior produtor de etanol do Brasil. A expectativa é que a gente chegue ao segundo lugar. Eu acredito que nos próximos três a cinco anos a gente chega em segundo lugar na produção do país”, finaliza.

Confira a programação completa do evento aqui.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940