Turmas de agrocomputaçao da Fatec ganham equipamento da Amaggi para auxiliar na agricultura digital - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Turmas de agrocomputaçao da Fatec ganham equipamento da Amaggi para auxiliar na agricultura digital

01/08/2022 - 09h19
fatec
Foto: Raphael Nilkerson

A Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec/Senai-MT) realizou em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a AMAGGI, na quinta e sexta-feira (dias 28 e 29 de julho), um evento em Cuiabá e Rondonópolis (MT) para estudantes do curso de graduação tecnológica em Agrocomputação e cursos correlatos da Fatec.

Na ocasião, a AMAGGI realizou, na sede da instituição de ensino das duas cidades, a doação de um equipamento voltado para a área de agricultura de precisão, a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do curso. Além disso, coordenadores de três fazendas da empresa realizaram palestras sobre temas como conectividade, telemetria, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

"O curso de agrocomputação tem despertado grande interesse por parte das empresas do agronegócio no Estado. Com isso as parcerias realizadas entre a Fatec e essas empresas têm permitido ofertar melhores condições aos estudantes, seja por meio do compartilhamento de experiências de profissionais já atuantes no segmento e que atuam diretamente na área, seja pela disponibilização de equipamentos e sistemas que fazem com que o aprendizado seja cada mais prático e realista", reforça o diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Cuiabá, Valdir Souza Junir.

fatec
Foto: Raphael Nilkerson

Durante a atividade, equipes da FALM e AMAGGI orientaram os profissionais da Fatec sobre a utilização do equipamento, que conta com diversos monitores, sensores e antenas para contribuírem com o funcionamento da tecnologia embarcada. Trata-se de um tipo de sistema inovador que permanece integrado a um microprocessador e permite auxiliar na otimização e melhoria das tarefas relacionadas à agricultura de precisão.

"Por meio da generosa doação da empresa com a articulação da Fundação André e Lúcia Maggi, serão disponibilizados equipamentos que contribuirão muito na formação dos alunos de agrocomputação, logística e automação. As tecnologias doadas possibilitaram simulações problema que os alunos irão encontrar quando estiverem no mercado de trabalho atendendo as demandas do agronegócio. Dessa forma a Fatec Senai juntamente com a AMAGGI proporciona uma aprendizagem na prática com significado e resultados", reforça 

A FALM é a instituição encarregada de conceder bolsas a estudantes do curso. Atualmente, Cuiabá conta com cinco bolsistas, enquanto Rondonópolis possui três. De acordo com a Analista de Projetos da Fundação, Adriana Caramello, responsável pelo projeto da FALM, “o evento é uma oportunidade de conectar profissionais com estudantes, aproximando a teoria com a prática, além de reforçar a importância do acesso ao ensino superior como mola propulsora para o desenvolvimento de mão de obra qualificada das juventudes, a fim de gerar impactos positivos às comunidades”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940