Senai finaliza ciclo de capacitação em parceria com Sindusmad e forma 100 profissionais - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai finaliza ciclo de capacitação em parceria com Sindusmad e forma 100 profissionais

22/08/2022 - 16h11
sindusmad
Foto: Assessoria Sindusmad

O Em busca de promover a qualificação profissional, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oportunizou a capacitação de mais de 100 funcionários das indústrias madeireiras.

Neste sábado (20), foi realizada a entrega de certificados para os 13 alunos do curso Operador de Alinhadeira, encerrando esta primeira etapa de qualificação. As aulas práticas foram realizadas na empresa associada Fevian Madeiras.

O professor Paulinho Scheneider, foi o responsável pela formação de todos os alunos e explicou que muitos cursos são inéditos e foram criados para atender a demanda do setor.

“Foi uma satisfação trabalhar com o setor madeireiro, que era carente na questão de qualificação, mas que em parceria com a instituição Senai foi proporcionado esses cursos aos colaboradores para que pudessem entregar um trabalho com maior qualidade. O curso de Operador de Alinhadeira teve muitos desafios. É um curso inédito, nunca foi ministrado em outras épocas, mas importante pela obtenção de maior qualidade na madeira alinhada e dobrada, além de questões de qualidade no corte, no risco da madeira e aproveitar mais o veio da madeira. Desafiador, porém acredito ter entregado um bom trabalho”, destacou.

O gerente do Senai Sinop Bruno Cavalcante informou que as conversas com o sindicato iniciaram em junho de 2021, com visitas in loco para conhecer a realidade do setor para construir os cursos de acordo com as necessidades.

“Esse foi o primeiro ciclo de cursos. Tivemos uma resposta positiva para uma série de problemas que estavam atrapalhando o desenvolvimento das empresas e agora abre um novo ciclo de oportunidades para que possam avançar em outras frentes importantes, para que as empresas possam crescer com sustentabilidade formando mão de obra qualificada”, enfatizou. 

Com relação às novas ofertas de capacitações, Bruno explicou estarão voltadas ao crescimento das empresas.

“Serão qualificações mais refinadas para que as empresas possam crescer cada vez mais. Vale a pena destacar que há um grande salto de qualidade, A representação do setor aqui, se destaca em relação a outras regiões, se colocando na vanguarda da capacitação e no atendimento às necessidades da indústria. As empresas podem esperar que vai avançar no sentido de atender as necessidades de produtividade. O Sindusmad e as empresas associadas estão de parabéns, e a parceria vai continuar”, considerou.

O funcionário Valmir Gomes dos Santos, que trabalha há três anos na madeireira Fevian Madeiras, mas conta com 29 anos de experiência como alinhador, disse que a princípio não queria fazer o curso, mas ficou surpreendido por participar. “É a primeira vez que faço um curso, foi muito bom pois teve muitas trocas de experiências. No começo fiquei um pouco resistente, com tantos anos, o que iria aprender? Mas gostei muito, o professor sabe muito, ensina brincando e se tivesse mais tempo de curso, eu faria”, garantiu.

Para o vice-presidente do Sindusmad e sócio-proprietário da Fevian Madeiras, Felipe Antoniolli, ceder a empresa para as aulas práticas é valorizar a parceria entre o Sindusmad e o Senai, e contribuir para a formação dos funcionários. “O conhecimento é algo que sempre temos que buscar e também devemos proporcionar aos nossos colaboradores. O feedback está sendo muito interessante. A cada curso aprendem novas técnicas, novas práticas e isso melhora o desempenho da função”, salientou.

O presidente Wilson José Volkweis reiterou o compromisso com o setor de base florestal, em solucionar um dos pedidos mais antigos dos associados.

“Temos buscado cada vez mais soluções para resolver a questão de mão de obra qualificada. A realização deste curso de operador de alinhadeira foi muito importante e ouvimos no encerramento, os depoimentos dos alunos dizendo que foi um aprendizado muito grande. Para a empresa, significa o melhor aproveitamento da madeira, mas para os colaboradores significa conhecimento, valorização e segurança. Queremos fomentar este ciclo de capacitações nas cidades vizinhas, como Marcelândia, Itaúba, Cláudia, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Vera, Feliz Natal e União do Sul. Outra frente de capacitação será no trabalho administrativo, para emissão de notas fiscais e assessoria, e outra frente de formação será para operador de pá carregadeira e empilhadeiras”, ressaltou.

A tora, após ser extraída da floresta, passa por várias etapas até chegar no destino final. É na indústria madeireira que a transformação acontece e o processo produtivo dentro das indústrias madeireiras requer mão de obra capacitada para a realização das atividades.

Os cursos ofertados contemplam todo o ciclo produtivo da madeira e de atividades correlatas para o desempenho da produção, sendo eles: Operador de Plaina Moldureira, Afiador de Serra Fita, Manutenção e Afiação de Lâminas de Serra Fita, Afiação de Ferramentas de Corte, Técnicas de Corte e Arraste em área de manejo e por último, o curso de Operador de Alinhadeira.

Texto: Assessoria Sindusmad

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940