Necessidade como combustível é tema de palestra na abertura da Semana da Inovação - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Necessidade como combustível é tema de palestra na abertura da Semana da Inovação

20/09/2022 - 17h28
semanainova
Karine Oliveira - Ceo Wakanda e palestrante

A necessidade como combustível para empreender. Esse foi o tema central debatido pela palestrante Karine Oliveira no primeiro dia da 2ª Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT). A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (19.09), no Centro de Eventos da Fatec Senai em Cuiabá, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim.

Promovido por 30 instituições que atuam nos ecossistemas de inovação no estado, a Semana tem como objetivo principal colocar Cuiabá e Mato Grosso como referência no mapa da inovação no Brasil.

Durante sua fala na abertura, o ministro Alvim parabenizou a idealizadora do evento e pontuou que as atividades no estado ocorrem de forma acelerada. “Aqui em Mato Grosso tudo acontece muito rápido. Então é um espaço de oportunidades e a minha posição é de agradecimento de estar com vocês. Aproveitem as demandas, tenham sucesso e podem contar conosco”, disse.

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) foi representada pelo vice-presidente Silvio Rangel que demonstrou entusiasmo na aceleração da inovação no estado. “Através da inovação e tecnologia a gente vai conseguir agregar valor na nossa produção. A gente precisa aumentar a industrialização do nosso estado e a tecnologia e inovação estão por aí para gente poder usufruir”, completa.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) é uma das instituições envolvidas na organização da Semana e de acordo com o diretor regional, Carlos Braguini, a inovação é um dos pilares fundamentais para garantir soluções transformadoras.

“A inovação é uma pauta prioritária dentro do Senai, seja internamente para resolver problemas e criar novas soluções para que a instituição seja mais efetiva. Em Mato Grosso nós temos um Instituto que apoia a indústria e o setor produtivo para criar soluções inovadoras que resolvam os problemas reais”, complementa.

semana
Público do 1º dia SIMT -  Fotos: Amanda Simeone

Semana da Inovação de Mato Grosso

O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro na sede da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai), na Av. XV de novembro, nº 303 - bairro porto em Cuiabá. O encontro deve reunir cerca de 2 mil pessoas durante os cincos dias de palestras, conexões, workshops e oficinas. A programação conta com 40 palestrantes como a professora e Top Voice LinkedIn, Vitor Martins, o Co Founder Angel Investidor Club, Fernando Seabra e o radialista da CBN, Teco Medina.

"Nesta edição, 30 instituições em conjunto com representantes da sociedade civil somam forças em prol da inovação. A semana demonstra que processos inovadores e tecnologias apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios do setor produtivo", reforça o especialista em inovação do Instituto Senai de Tecnologia, Lucas Bernardino.

Os debates, workshops, rodadas de mentorias, exposições de conteúdo, mostras científicas e de negócios que acontecerão durante a SIMT auxiliam na promoção de debates e conexões de negócios. Clique aqui e confira a programação completa.

Entre os realizadores da Semana da Inovação estão: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Seciteci, Seplag, AgriHub, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS), Sinova, Cuiabá Legal Hackers e a Digoreste Startups. E conta com o apoio da Colaborama, IDEA, PMUNDO Hub, Blockmeet, IPOG, Wellbe, Prefeitura de Várzea Grande, PROFNIT, FIELDPRO, LIDE-MT, MTI, Rota Oeste, Titânia e MT Print.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940