Encontro de RHs do agronegócio destaca parceria entre Senar e Senai com a Bom Futuro - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Encontro de RHs do agronegócio destaca parceria entre Senar e Senai com a Bom Futuro

21/09/2022 - 15h17
rh agronegocio
Apresentação do caso de parceria entre Senar e Senai

A falta de mão obra qualificada é um desafio que afeta diversos segmentos no mercado de trabalho, inclusive no campo, em razão das novas tecnologias e diferentes processos utilizados em grandes produções agrícolas. Esse é um dos principais desafios enfrentados pelos setores de Recursos Humanos das empresas que atuam no agronegócio.

Diante deste cenário, a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) com o programa de aprendizagem técnica, foi destaque durante o 10º Encontro dos Recursos Humanos do Agronegócio.

As instituições foram convidadas pela Bom Futuro para auxiliarem no enfrentamento do desafio da escassez de mão de obra qualificada para atender a agroindústria. O Senai é responsável pelo processo seletivo dos estudantes e executa o conteúdo da formação programada e ofertada pelo Senar.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos do Grupo Bom Futuro, Tiago Goecks, a parceria entre o Senar e Senai precisava ser apresentada para que outras empresas que também lidam com a mesma dificuldade conhecerem a solução.

“A parceria é um sucesso e hoje nós já temos 225 jovens aprendizes trabalhando nas oficinas mecânicas. A ideia aqui foi conversar com a equipe, com os colegas e dizer para eles, ó sigam o nosso exemplo. O projeto em si tem mais de 500 jovens e muitas empresas do agro ainda não conheciam. Deu para perceber que todos se interessaram muito e com isso, vamos formando jovens técnicos em Mato Grosso e Brasil a fora”, reforça.

rh agronegocio
Apresentação do case de sucesso entre Senai e Senai MT

Na avaliação do coordenador de tecnologias educacionais do Senai MT, Valvite Junior, a cooperação entre as instituições oportuniza qualificação e inserção no mercado de trabalho para os participantes.

“A cooperação entre essas duas grandes instituições educacionais com a Bom Futuro está oportunizando aos jovens de Mato Grosso participarem de capacitações e serem inseridos no mercado de trabalho com as competências necessárias frente as novas tecnologias que surgem com a qual revolução industrial”, completa.

O coordenador de projetos técnicos do Senar MT, Gustavo Mocci, ressaltou que no final de tudo, a parceria promove a educação transformadora e devolve o recurso que o produtor emprega.

“Estamos mostrando um case de sucesso de como essa ação educacional transforma e de quão benéfica ela é para empresa. Quando nós estamos com os RHs do agro, mostrando o quão benéfico é capacitar, a gente estimula outras empresas a seguirem o mesmo caminho, a trilhar conosco o caminho onde a gente acredita que a educação transforma”, pontua.

Ao todo já são 22 turmas e mais de 500 jovens qualificados para atender a agroindústria de Mato Grosso. A apresentação foi feita durante a 10ª edição do Encontro foi realizada na última quinta e sexta-feira (15 e 16.09) no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá.

Texto e foto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940