ZPE de Cáceres: Senai avalia medidas para auxiliar processo de industrialização - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

ZPE de Cáceres: Senai avalia medidas para auxiliar processo de industrialização

26/09/2022 - 15h47
zpe
Participantes da reunião na Casa da Indústria

Atendendo a um convite da Casa da Indústria em Cáceres, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mato Grosso, Carlos Braguini, se reuniu com representantes dos sindicados industriais locais e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município. O objetivo foi conhecer o projeto, discutir as demandas do setor e entender como o Senai pode apoiar o processo de industrialização na região, promovendo a qualificação profissional.

A abertura da ZPE irá permitir o livre comércio das empresas instaladas com o exterior, podendo operar com suspensão de impostos, liberdade cambial, entre outros benefícios. O que deve atrair diferentes indústrias e dará prioridade ao desenvolvimento da economia regional e industrialização do mercado.

“O Senai como instituição de formação profissional precisa saber sobre as indústrias que serão instaladas no município e que vão fazer parte da ZPE. Isso porque nossa missão é apoiá-las, promovendo a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais”, pontuou Braguini, ressaltando que já existe a sinalização de uma empresa de exploração de minério de se instalar no local.

zpe

Outra medida será a cessão de uma sala para atendimento aos empresários na estrutura da Casa da Indústria em Cáceres – que é um espaço compartilhado entre os sindicatos que representam os setores industriais da construção civil (Sinduscon-Sudoeste), da metalomecânica, metalúrgica e elétrica (Sindimec-Sudoeste) e da alimentação (SIA Cáceres) e que disponibiliza todos os serviços oferecidos pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

José Providência, presidente do Sinduscon-Sudoeste, explica que essa é uma importante parceria entre Casa da Indústria, Sistema Fiemt e as indústrias que se instalarão na região. “A ZPE será um grande instrumento de desenvolvimento econômico para o estado e queremos estar ao lado das empresas e dos empresários, cumprindo nosso papel de apoiar a indústria e a industrialização da nossa região”.

O presidente da Administradora da ZPE de Cáceres (Azpec), Adilson Reis, ressaltou a importância do encontro, que representa a convergência de objetivos comuns. “Desde que assumimos a presidência da Azpec, estamos tomando diversas medidas e desenvolvendo ações, dentre as quais uma programação junto com o sistema da Federação das Indústrias, o que me deixa particularmente bastante orgulhoso”, pontuou, Reis, lembrando que já ocupou uma vice-presidência da Fiemt durante três mandatos.

“Foi uma conversa extremamente produtiva com a participação de todos os sindicatos de Cáceres. Esse apoio do Senai e da Fiemt vem desenhado soluções que vão dar suporte às indústrias que futuramente estarão funcionando na ZPE, assim como as que estão na área ao entorno de toda região. Estamos bastante felizes com esse novo momento, que representa um marco na implantação da zona de processamento”, pontuou.

Importância da ZPE

A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico, e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940