Programa de capacitação de 250 jovens em eletricista e leiturista é lançado - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Programa de capacitação de 250 jovens em eletricista e leiturista é lançado

07/10/2022 - 11h34
geracao energia
Presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, durante o
lançamento do programa - Foto: Ana Rosa Fagundes

O programa de formação profissional 'Geração Energia' foi lançado nesta quinta-feira (06.10) pela Energisa no auditório do Senai Cuiabá. A iniciativa resulta da parceria entre a concessionária de energia com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e oferta cursos de formação para leiturista e eletricista para 250 jovens de forma gratuita.

O Geração Energia vai ter três fases: na primeira serão mobilizados 1.000 jovens com idade acima dos 18 anos e deste total, 250 vão ter acesso a uma plataforma digital de educação, com diversas trilhas de formação, além da preparação do profissional sobre como se comportar de forma assertiva ao ingressar no mercado de trabalho.

Na terceira e última etapa cerca de 130 alunos serão selecionados para cursos de qualificação e aperfeiçoamento para formação de leituristas e eletricistas de rede de distribuição. As aulas serão ministradas nos centros de formação do Senai em Cuiabá e Sinop. O programa tem objetivo de despertar o interesse pelo desenvolvimento pessoal e profissional, utilizando aprendizagem colaborativa, leve, prática e criativa. O curso para leituristas tem carga horária de 120 horas e para eletricistas, a carga horária é de 334 horas.

De acordo com o diretor-presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, a empresa atuava com apoio à comunidade, mas sentiu a necessidade de chegar às que estão em estado vulnerável. “Nós formamos, mas não basta empregar. A gente precisa desenvolver essas pessoas. Daí surge o projeto. Onde, mais do que capacitar tecnicamente, vai formar cidadãos com ética que vão levar a responsabilidade de levar esse país adiante. Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto e poder capitanear isso tudo aqui”, comenta Riberto.

"Estamos oferecendo oportunidades de formação profissional para que esses jovens entrem para o mundo do trabalho com uma renda melhor. E além disso, também conseguimos amenizar uma das dores do setor industrial, que é a falta de trabalhadores aptos para os cargos disponíveis. Portanto, essa parceria entre Senai e Energia é uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado", conclui o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Inscrições

As inscrições para os cursos são feitas na plataforma www.edulivre.org.br . Mas os interessados podem buscar informações no Senai.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940