Formação de 34 consultores técnicos mecânicos é finalizada em MT e GO - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Formação de 34 consultores técnicos mecânicos é finalizada em MT e GO

14/10/2022 - 09h46
formandos
Turma de formandos em consultores técnicos - ​​​​​ Foto:  Assessoria

A formação de 34 consultores técnicos mecânicos da concessionárias do Grupo Vamos Tec foi finalizada nas cidades de Cuiabá, Mato Grosso, e em Rio Verde, em Goiás na última segunda-feira (10.10). A qualificação profissional foi executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a formatura da turma foi realizada na loja Vamos Fendt em Rio Verde (GO).

Com início em maio deste ano, a formação durou quatro meses e no total foram 34 alunos que finalizaram o curso de consultor técnico mecânico. O programa de qualificação foi distribuído entre aulas teóricas no Senai e as atividades práticas nas lojas concessionárias da Vamos.

“O Centro-Oeste é uma das regiões mais importantes para o agronegócio brasileiro. No entanto, a disponibilidade de profissionais qualificados não está acompanhando o crescimento desse setor em muitas regiões do Brasil. O programa VamosTec é uma iniciativa que cria oportunidades nas comunidades onde atuamos. Consultores mecânicos e técnicos estão entre os cargos mais importantes da nossa estrutura e, por isso, também incentivamos a entrada de mulheres, a fim de fomentar a diversidade na área”, explica Luciana Alde, diretora de Gente e Cultura da Vamos.

radamed
Radamed Francisco Rodrigues, imigrante venezuelano

Ao longo das 400 horas de capacitação, os estudantes participaram de disciplinas como apresentação pessoal, informática básica, segurança do trabalho, metrologia, elétrica e hidráulica básicas, motores, sistema de força, leitura e interpretação de esquemas elétricos e pneumáticos, diagnóstico de falhas, dentre outras.

“A parte teórica no Senai auxilia o conhecimento técnico dos profissionais e com a vivência nas concessionárias permite aplicar os conhecimentos em mecânica, produtos e indicadores de função. O objetivo do programa é qualificar profissionais para atender uma demanda crescente do agronegócio”, aponta o coordenador de tecnologias educacionais, Valvite Junior.

Com o término do curso, os alunos foram convidados a trabalhar na Vamos. Ou seja, além de possibilitar a qualificação desses profissionais, o programa representou uma oportunidade de emprego e renda.

“A Vamos me apresentou ao campo, pois conheci a área de mecânica agrícola por meio do curso, e agora tenho a oportunidade de ter um emprego estável. Com isso, eu e minha esposa teremos uma vida melhor juntos”, conta Radamed Francisco Rodrigues, imigrante venezuelano que trabalhará na loja Vamos Valtra em Rio Verde (GO).

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940