Empresários de Mato Grosso conhecem soluções em tecnologia e inovação para as indústrias têxtil e de confecção - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Empresários de Mato Grosso conhecem soluções em tecnologia e inovação para as indústrias têxtil e de confecção

05/11/2022 - 14h19
Senai
Grupo conheceu novos serviços e tecnologias oferecidos pelo Senai Cetiqt.
Foto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt

O aumento da competitividade da indústria, a produção sustentável e o acesso à mercados mais exigentes passam diretamente pelo caminho da tecnologia e inovação. E para oferecer soluções que atendam essas necessidades, empresários de Mato Grosso e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) conheceram os serviços oferecidos pelos Institutos de Inovação e Tecnologia nas áreas de biossintéticos e fibras e têxtil e confecção do Senai Cetiqt do Rio de Janeiro.

A missão técnica organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a Federação das Indústria de Mato Grosso (Fiemt) proporcionou ao grupo diversas possibilidades para modernização de equipamentos e processos aplicados à cadeia têxtil e de confecção.

“Atuando em rede em todo o país, o Senai é a soma de competência e soluções para todos os segmentos industriais. Alguns equipamentos e serviços disponíveis que vimos aqui são únicos no Brasil: e todos eles estão à disposição das nossas indústrias”, destacou Carlos Braguini, diretor regional do Senai MT.

Assista: 

A parceria entre academia e a indústria possibilita o desenvolvimento de inovadoras técnicas produtivas e utilização de novas fibras e tecnologias. “Visitas como essas abrem o horizonte para modernização do nosso parque fabril, acesso a tecidos mais tecnológicos e consequentemente novas soluções e produtos para os clientes”, pontua Claudio Vilela, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Mato Grosso (Sinvest MT).

Conhecer todas as etapas do processo de produção é um diferencial para atender com mais qualidade o consumidor final. “Ver como os tecidos são feitos, o tipo de material e máquinas utilizadas agrega na venda do dia com o cliente e o time de profissionais das nossas lojas”, revelou o empresário Geraldo José Prado que também elogiou o trabalho realizado pela Faculdade de Moda do Senai que apresentou algumas tendências do mercado para a próxima década.

As soluções oferecidas pelos institutos de Tecnologia e Inovação do Senai Cetiqt não se restringem apenas à cadeia têxtil. “As pesquisas em biotecnologia e química, por exemplo, geram valor e podem ser aplicadas em outros segmentos da nossa indústria”, lembra Sérgio Antunes, vice-presidente da Fiemt.

Senai
Grupo de MT visitou os institutos de Inovação e Tecnologia .
Foto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt

Lider nacional na produção de pluma e carroço de algodão, Mato Grosso tem um potencial gigantesco para industrialização deste produto por meio da agroindústria. Juntamente com o IMAmt, o Senai MT é parceiro dessa iniciativa e deve ampliar os trabalhos em conjunto. “Vi nesses laboratórios grande potencial para desenvolver bioprocessos e melhorar nossos bioprodutos. Além disso, vamos avançar juntos em projetos na área de biotecnologia e bioquímica. Para Mato Grosso, o caminho da agroindústria está consolidado essa nossa parceria vai ajudar a melhorar e tornar mais eficiente toda a cadeia”, finalizou Álvaro Salles, diretor executivo do IMAmt.

Texto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940