9 melhores utilidades da linguagem Python - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

9 melhores utilidades da linguagem Python

09/11/2022 - 14h58

Se tem uma linguagem de programação que tem lugar garantido no ranking das mais populares no Brasil e no mundo, com certeza é a de Python.  

De acordo com o levantamento anual do TIOBE Programming Community, indicador referência em linguagens de programação, Python aparece em primeiro lugar, liderando o topo da lista em 2022.  

TIOBE

Em outro estudo, elaborado pelo PYPL Popularity of Programming Language Index, indicador líder que analisa a frequência com que os tutoriais de idiomas são pesquisados no Google, a pesquisa aponta que no mundo todo até outubro deste ano, a linguagem de Python liderou o topo do ranking com 28,3%.  

Embora a linguagem exista há mais de 30 anos, as pesquisas mostram e comprovam que a programação em Python teve um crescimento significativo e deve se manter em alta nos próximos anos. Para se ter uma ideia, essa linguagem está entre as habilidades mais requisitadas em algumas profissões, aumentando assim a oferta e a contratação de especialistas para atuar no mercado.  

Mas você deve estar se perguntando: quais motivos levaram Python a se tornar um gigante no mundo da programação. E acredite, existem diversas razões! Para te ajudar a entender melhor, preparamos um material exclusivo com algumas das melhores utilidades dessa linguagem de programação. Entenda a seguir!  

1.   Inteligência Artificial: Nesta área, a programação em Python está aplicada na automatização de Chatbots e Assistentes de Voz, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. Além disso, a linguagem também está presente em vendas de telemarketing, proporcionando um atendimento mais rápido. 

2.   Ciência de Dados:   Já nesta área, o Python está aplicado aos problemas de análise de dados, construção de gráficos, a partir das bibliotecas NumPy, SciPy e MatplotLib, na qual contém uma enorme variedade de algoritmos eficientes para esse segmento e modelagem dos dados e estatísticas. 

3.   Computação Gráfica:   A programação em Python também está aplicada a geração e manipulação de imagens gráficas nas indústrias de computação gráfica em 2D, 3D e Metaverso.  

4.   Desenvolvimento de Web:   A linguagem em Python com seu framework está presente em desenvolvimento de sites, oferecendo todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação de web. O Django, por exemplo, é o mais usado para desenvolvimento de web com Python. 

5.  Desenvolvimento de Jogos, Aplicativos e Programas:   Python possui uma biblioteca de Pygame usada na criação de aplicações multimídia como jogos.  A biblioteca  portável e funciona em praticamente todas as plataformas e sistemas operacionais. 

6.  Machine Learning: A programação em Python também é aplicada a "Machine Learning", conhecida também como Aprendizado Automático, Aprendizagem Automática, Aprendizado de Máquina, Aprendizagem de Máquina. Ele é utilizado para automatizar tarefas e se concentra mais em ensinar um computador como aprender a análise de grandes conjuntos de dados e os respectivos padrões. Após a programação inicial, o aprendizado de máquina é capaz de aprender e melhorar sem a necessidade de intervenção humana. O computador se torna mais inteligente e cresce por si mesmo de certo modo, em vez de ser reativo e simplesmente analisar os dados fornecidos. 

7.  Automação de Scripts:   O Python é utilizado para criar scripts e automatizar operações do sistema de arquivos no Windows como gerar rotinas de Backupt e instruções para gerenciar as rotinas dos processos automatizados. 

8.  Fintechs: Cada vez mais a programação em Python se faz presente em diversas áreas, e não é diferente em Fintechs, onde a linguagem é utilizada na tecnologia financeira como blockchain, criptomoedas e bitcoins. 

9.  Georreferenciamento: E por último, mas não menos importante, o Python é aplicado para tratar dados geográficos utilizando o ArcMap quanto no ArcGIS PRO e no QGIS existem módulos e interfaces para trabalhar dados de satélites, de localização e de GPS. 

Como você viu a linguagem de programação em Python abre um leque de oportunidades para profissionais de diversas áreas, principalmente de TI. Quer saber como se tornar esse profissional tão cobiçado pelo mercado? Aproveita e conheça agora mesmo o curso que te prepara para dar os primeiros passos!

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940