Primeira mulher na oficina de uma fazenda conclui curso de manutenção e é contratada por empresa - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Primeira mulher na oficina de uma fazenda conclui curso de manutenção e é contratada por empresa

18/11/2022 - 12h41
formatura bom futuro
Filha de mecânico, Thais está contratada na empresa

Thais Delfina de Souza Cabral, de 21 anos, foi a primeira mulher a trabalhar na oficina da Fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro. A jovem é filha de mecânicos e após a formatura no curso de manutenção automotiva pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), realizada nesta quinta-feira (17.11), será contratada pela empresa.

“Agradeço a Bom Futuro, ao Senai por essa oportunidade. Que deram para mim e para as meninas, para poder fazer esse curso de manutenção automotiva. Creio que foi uma experiência incrível para todas nós. Os professores sempre nos ajudando, nos motivando e nunca fazendo distinções, né? Que era o que podia ser feito por menino, que podia ser por homem”, disse a formanda.

 As formações tiveram duração de 20 meses com 1.888 horas de aulas teóricas e 1.230 horas de aulas práticas nas fazendas do Grupo Bom Futuro. A Thais se formou com mais 38 jovens como Joílson, que veio do Maranhão, em cursos de manutenção automotiva, industrial e de máquinas pesadas. O estudante, agora profissional, conta que aproveitou a oportunidade e que hoje também integra o corpo de funcionários da empresa. 

forma bom futuro
Joílson veio do Maranhão e já está contratado

“Deixei meu pai, meus pais lá, vim em busca de uma vida melhor. Para mim e para eles também. Eu cheguei aqui em Mato Grosso em 2020, no mês de outubro e assim que eu cheguei, eu vi essa a vaga de emprego na Bom Futuro, parceria com o Senai. Por tudo que fiz, hoje eu deixei de ser aprendiz para ser um profissional dentro da empresa Bom Futuro”, disse.

Os estudantes fazem parte da primeira turma idealizada pelo Grupo Bom Futuro, que demandou o Senai, para que jovens fossem preparados para assumir postos de trabalhos na empresa. Além de oportunizar o curso, os alunos têm remuneração para estudar e fazer a prática do aprendizado.

De acordo com o diretor Administrativo e Serviços Compartilhados da Bom Futuro, Leonardo Rossato, a capacitação dos jovens é o diferencial para um futuro melhor. “A empresa demanda a mão de obra e nada melhor do que termos um programa sob medida para o que necessitamos no dia a dia. Hoje estes jovens deixam de ser aprendizes e se tornam profissionais da Bom Futuro”, diz.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destacou que a formação contribui para os estudantes e para as empresas. “Foram dois anos aliando teoria e prática para colocar jovens preparados no mercado de trabalho, profissionais atentos a novas tecnologias, novas formas de resolver problemas, tornando as empresas mais produtivas”, avalia Braguini.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) é um parceiro do Senai MT na formação de pessoas para o mercado de trabalho. Para Guto Zanatta, diretor de Operações do Senar-MT, a união de duas entidades do Sistema S trouxe um resultado excelente. “Trabalhamos juntos, somando nossas expertises, e o que vemos aqui são jovens com qualificação para exercer suas profissões, com vontade de estudar cada vez mais e outras turmas formadas para atender a demanda”, conta. 

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940