Após atuação em 18 cidades de MT, Case IH inicia programa de capacitações de 2023
Com forte atuação em Mato Grosso durante 2022, a Case IH, inicia o programa de capacitaçõesFormação de Alta Performance programado para ocorrer a partir deste ano no estado. A iniciativa faz parte da grande parceria celebrada entre a empresae o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai MT) em outubro de 2022. O trabalho prevê nesta primeira etapa mais de 12 mil certificações em cursos e formações técnicas.
Estão contempladas entre as formações, programas de aprendizagem em nível técnico com duração de dois anos, além de formações em manutenção de máquinas agrícolas, que pode variar de 320 a 800 horas e formações em áreas como agricultura de precisão, hidráulica e eletricidade aplicadas e configurações de piloto automático.
O programa será realizado em três centros de treinamentos nas unidades Senai de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Barra de Bugres. Serão utilizadas unidades móveis para ofertar os mesmos cursos em outras cidades do estado. Interessados devem realizar o cadastro através do seguinte site especialmente criado para o programa: https://novidades.senaimt.ind.br/senai-e-case-ih-formacao-de-alta-performance
Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, com uma área de plantação estimada em 11,8 milhões de hectares, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Somente no primeiro semestre de 2022, a agroindústria gerou mais de 11 mil novos empregos formais com carteira assinada no estado.
Somado a este cenário, a pesquisa “Profissões Emergentes na Era Digital”, de 2021, apontou que nos próximos 10 anos serão ofertadas mais de 500 mil oportunidades de trabalho ligados a agroindústria. A partir desta informação, o projeto de capacitações visa atender essa necessidade, diminuir a escassez de pessoas qualificadas e aumentar a empregabilidade em Mato Grosso.
Qualificação profissional em 2022
Na parceria realizada em 2022, ao todo, 360 pessoas concluíram a qualificação profissional para operação de máquinas agrícolas.
As formações proporcionaram impacto social nas comunidades que foram desenvolvidas, em razão do programa ser direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade. Os participantes foram divididos em 18 turmas que tiveram a execução realizada nas concessionárias Case em Mato Grosso.
“As formações tiveram o objetivo de capacitar essas pessoas em operadores de tratores e colheitadeiras de grãos. Os cursos do Senai são desenvolvidos para que os participantes desenvolvam as competências necessárias para utilização das tecnologias embarcadas nos equipamentos”, aponta o gerente de Tecnologias Educacionais do Senai MT, Valvite Junior.
Os treinamentos foram proporcionados nas cidades de Alta Floresta, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São Felix do Araguaia, Sapezal, Sinop e Tapurah.
Texto: Amanda Simeone