Cidades inteligentes: comitiva realiza missão em busca de novas tecnologias para MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Cidades inteligentes: comitiva realiza missão em busca de novas tecnologias para MT

03/03/2023 - 17h23
cidades inteligentes
A comitiva participou de feiras ferroviárias em São Paulo

Em busca de tecnologias para implantação do projeto de "Cidades inteligentes", uma comitiva de Mato Grosso participou nesta quinta (02.03) e sexta-feira (03.03) de duas feiras do segmento ferroviário nesta semana, a NT Expo e Intermodal South América, em São Paulo. A comitiva pode conhecer empresas voltadas para o desenvolvimento dos modais hidroviário, rodoviário, aeroviário e ferroviário na Intermodal South América. Além disso, os participantes puderam apresentar as potencialidades do estado e de Lucas do Rio Verde como um futuro entroncamento logístico.

Em conjunto com o evento, foi realizado um congresso com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre o plano de reestruturação e ampliação do modal ferroviário, ferrovias autorizadas e as oportunidades para o agronegócio. O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), trabalha para desenvolver o projeto das "Cidades Inteligentes", um conceito para definir municípios com sistemas de interação e uso de serviços de forma estratégica.

"O Senai MT está junto com Lucas do Rio Verde no projeto de “Cidades Inteligentes” e fomos no Inatel para tratar de ações para o desenvolvimento nas áreas de conectividade, 5G e softwares de inteligência Artificial para automação de sistemas na cidade. Essa parceria entre  tem tudo para ser um case de sucesso e exemplo para o Brasil", aponta o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel. 

Outra parada realizada pela comitiva foi no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, uma instituição, dedicada à formação de profissionais no setor de telecomunicações e tecnologia, em busca de  parcerias e novas tecnologias que podem ser utilizadas no município. Ainda nesta sexta-feira, a comitiva visitou o Programa Municipal de Inovação (Prointec) de Santa Rita do Sapucaí, onde se desenvolvem ações como a incubação de empresas e projetos de base tecnológica. 

lrv

"Além de conhecer a estrutura física com laboratórios e tecnologias, a visita técnica ao Cubo Itaú (SP) e a Inatel (MG) amplia as possibilidades de parceria do Senai para implementação de serviços de inovação e transferência de tecnologias", avalia o diretor do Senai MT, Carlos Braguini.

A comitiva foi composta pelo presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, o gerente de Tecnologias Educacionais do Senai MT, Valvite Junior, a gerente de Inovação e Tecnologia do Senai MT, Naiara Galiani, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e os secretários de Governo e Administração, Alan Togni, e de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o secretário- adjunto, Danilo Messias, e o coordenador de desenvolvimento da pasta, Marcelo Azevedo.

Cidades Inteligentes

As cidades inteligentes ou Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais e serviços voltados ao desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. São considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana, de acordo com a FGV. 

“É importante para o desenvolvimento do município estar atento às novas tecnologias e buscar parcerias que possam contribuir com aquilo que nós propomos, que é a construção de uma Lucas do Rio Verde moderna, inovadora e principalmente, pensada no bem-estar das pessoas”, pontuou o prefeito Miguel Vaz. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940