Senai MT marca presença na Show Safra e realiza cursos durante evento - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT marca presença na Show Safra e realiza cursos durante evento

10/03/2023 - 14h12
show safra
Cursos serão gratuitos e terá emissão de certificados de
participação - Foto: divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) participará da 10ª edição da Show Safra, que será realizado de 21 e 24 de março, em Lucas do Rio Verde (335 km de Cuiabá). A instituição terá um estande dedicado à parceria com a Case IH e serão proporcionados cursos e experiências imersivas com as máquinas agrícolas da marca.

Durante os quatro dias de feira serão 16 turmas nos períodos matutino e vespertino para os cursos de Sistemas Mecânicos Agrícolas, Motores Diesel, Hidráulica Aplicada, Tecnologia e Manutenção de Rolamentos e Fundamentos da Eletricidade. Cada turma tem capacidade para 18 pessoas, com participação sem custo e com emissão de certificado para os interessados.

Os minicursos que serão ministrados durante a Show Safra fazem parte da parceria celebrada entre o Senai MT e a Case IH, empresa líder no mercado em equipamentos e soluções agrícolas.

Para atender a demanda do mercado por profissionais especialistas em manutenção de máquinas agrícolas, o Senai de Lucas do Rio Verde está criando um bloco dedicado apenas para formações sobre as máquinas da Case: tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores.

Este mesmo modelo também será implantado nas cidades de Barra do Bugres e Rondonópolis. Dessa maneira, os alunos fazem suas aulas e treinamentos diretamente nas máquinas em que futuramente irão trabalhar no campo.

case
Parceria entre a Case IH e o Senai MT foi firmada em 2022

Parceria para cursos de alta tecnologia

No dia 21 de março, às 15h, no estande do Senai no Show Safra, será realizado o lançamento dessa parceria entre Senai e Case, com a presença de executivos da empresa, do presidente do Sistema Federação das Indústria de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, do prefeito de Lucas de Rio Verde, Miguel Vaz, e outras autoridades. 

Na avaliação do diretor Braguini, a relevância dessa parceria está no objetivo de minimizar um problema enfrentado pelo setor da agroindústria em todo o estado, a falta de trabalhadores qualificados.

“Hoje uma máquina agrícola é uma indústria de alta tecnologia sobre rodas e uma das principais dores do setor produtivo é não encontrar pessoas aptas ao trabalho. Como nossa produção industrial é impulsionada especialmente pelas agroindústrias, cada vez mais estamos trabalhando em conjunto com o agro oferecendo soluções para que eles possam se desenvolver mais e a indústria, consequentemente, acompanhar esse crescimento”, explicou.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940