Sesi MT e Senai MT têm cinco equipes no maior festival de robótica do Brasil - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sesi MT e Senai MT têm cinco equipes no maior festival de robótica do Brasil

13/03/2023 - 09h24
festival de robótica
Brotherhood se consagrou bicampeã na etapa
regional e representa MT na categoria FLL 

Cinco equipes das unidades do Sesi e Senai Mato Grosso representam o estado no 5º Festival Sesi de Robótica – maior competição de robótica educacional do Brasil. O evento, que ocorre entre os dias 15 e 18, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), vai reunir mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Os estudantes mato-grossenses vão competir nas quatro modalidades que fazem parte do festival: First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

Os competidores, com idades entre 9 e 19 anos, desembarcam na capital federal depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações. Nesta temporada, os desafios estão ligados à energia.

Conheça as equipes e modalidades

First Lego League (FLL) - Brotherhood é a equipe representante de MT na modalidade. O time é composto pelos alunos do Sesi Escola Cuiabá: Gyovana Teixeira, Rafaela Rodrigues, Isabela Fujii, Pedro Martins e Heloisa Ferrari.

Agrobot
Agrobot é formada por alunos do Senai ROO

Esta é uma competição de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Inovação, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

Em primeiro lugar: Equipe de robótica do Sesi Mato Grosso se classifica para festival nacional

First Tech Challenge (FTC) – A Dumonters, composta pelos alunos do novo ensino médio Sesi e Senai Várzea Grande estreia na categoria. Formam a equipe: Murilo Ribeiro, Isadora Silva, Pedro Rodrigues, Julia Almeida, Stéfanie Corrêa, Ryan Juliani, Juliano Duarte, Caroline Goes e Aline Martins.

FTC: Equipe de VG projeta e programa robô para competição nacional

Participam da modalidade equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, com disputas em duplas e individuais. O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. As equipes são avaliadas também pelo envolvimento com a comunidade, pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

tucaré
Tucaré compete na modalidade F1 in Schools

First Robotics Competition (FRC) - Outra novidade nesta temporada é a participação de duas equipes de Mato Grosso na competição, na categoria. São elas Agrobot, composta pelos alunos Luiz Souza, Kettly Bizerra, João Vitor Almeida, João Pedro Pistore e Letícia Freitas, do Senai Rondonópolis; e Agrotech, com os estudantes José Henrique Cardoso, Matheus Amorim, Marcos Neves, Marcos Lopes, Lara Loyola e Fagner Arruda, do Sesi Escola e Senai Várzea Grande.

A modalidade combina a emoção do esporte com os rigores da ciência e da tecnologia. As equipes de estudantes são desafiadas a arrecadar recursos, desenvolver uma marca e criar e programar robôs de tamanho industrial para um jogo de campo difícil. É o mais próximo da engenharia do mundo real que um estudante pode chegar. 

F1 in Schools - A equipe Tucaré (Tucano+jacaré) compete na F1 in Schools, com os estudantes do novo ensino médio Sesi e Senai Cuiabá Carina Silva, Smithy Freitas, Felipe Saboia, Luiz Arthur Arruda, Rafael Lima Macedo e Breno Fachinello.

Tucaré: Conheça a equipe que vai representar MT no torneio F1 nas Escolas

A modalidade é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia. A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.

Redes sociais

festival robótica
Mais de 2 mil estudantes marcam presença no evento.

Acompanhe tudo sobre a temporada 2022/2023 do Festival Sesi de Robótica pelas redes sociais do Sesi MT, Sesi Escola e Senai MT.

Texto: Viviane Saggin

Fotos: Divulgação

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940