Equipe do Senai Mato Grosso vence festival de robótica e representará o Brasil em mundial - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Equipe do Senai Mato Grosso vence festival de robótica e representará o Brasil em mundial

20/03/2023 - 11h25
agrobot
O robô Turbo sobre na plataforma chamada de "estação de carga",
cumprindo uma das missões da disputa. Foto: Rayane Gazola

Estreante na competição, a equipe Agrobot de Rondonópolis, em aliança com os times Senai Megazord, do Sesi Senai Jundiaí (SP) e Under Control, do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo (RS), foi vencedora na categoria FIRST Robotics Competition (FRC), do 5º Festival Sesi de Robótica, realizado entre os dias 15 e 18, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Com a conquista do prêmio, os estudantes vão representar o Brasil no torneio Internacional de Robótica FIRST Championship, maior competição de robótica educacional do mundo, que ocorre entre os dias 17 a 22 de abril, em Houston, nos Estados Unidos.

A categoria FRC reúne estudantes do ensino médio, por meio de um desafio lançado anualmente os times devem construir e programar seus robôs, que são de tamanho industrial (pesando até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. A temporada 2023, lançada pela HAAS Gene Haas Foundation, tem como tema Charged Up, pela qual os estudantes foram desafiados a usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível e sustentável.

A equipe mato-grossense, que homenageou no nome a principal atividade econômica do estado, o agronegócio, é formada pelos estudantes Luiz Felipe S. de Souza, Kettly Vitória Rodrigues Bizerra, João Vitor Silva Almeida, João Pedro Pistore e Letícia Campos de Freitas, sendo que três deles são alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso e que fazem curso técnico no Senai. A equipe conta os mentores José Eduardo Valério, Assunção, Thiago Carvalho e Diego Andrade, mentor e responsável pela FRC no estado de Mato Grosso, e a gerente do Senai Rondonópolis, Ana Carolina Bononi. 

Para competirem no torneio, os integrantes desenvolveram o robô Turbo, inspirado no “everybot”, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). Além de desenvolver, programar e pilotar o robô, a equipe precisa ainda levantar fundos, desenvolver uma marca, plano de negócio, plano estratégico e realizar iniciativas de médio, longo prazo para a comunidade levando o STEAM ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. 

agrobot
Torneio combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência
e da tecnologia. Foto: Viviane Saggin

Competição acirrada

Após dois dias de batalhas nas arenas, participaram das disputas finais seis equipes. Sendo as finalistas: aliança azul com Sesi Senai, do Sesi Senai Jundiaí (SP) + Under Control, do Colégio Marista Pio XII, de novo Hamburgo (RS) + Agrobot, do Senai Rondonópolis (MT), e a aliança vermelha com BrainMachine, da Escola Sesi Senai Catalão (GO) + Sesi Senai Robonáticos, do Sesi CE 111 (SP) + Stardust, do Sesi Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP).

Combinando a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia, a aliança azul se consagrou campeã após marcar 86 pontos a 83 e completar missões na arena, como mover objetos, agarrar cones e cubos e até mesmo se equilibrar em uma plataforma - também chamada de "estação de carga".

Segundo o João Victor, que é o piloto da equipe, a conquista é resultado da união e entrosamento das alianças que fizeram. “Seguimos as estratégias e fomos crescendo durante o jogo, melhorando a cada etapa. Me esforcei e dei o meu melhor em todas as partidas e pude ficar tranquilo por conta das orientações dos nossos mentores, técnicos e dos membros da equipe de MT. O resultado foi construído dia após dia” pontua.

O coach Diego Andrade destaca que o trabalho no dia a dia em sala de aula foi fundamental. “Trabalho realizado em dois meses, desenvolvendo a parte prática e as estratégias. Durante a competição viemos ganhando, batalha por batalha, perdemos algumas, mas o robô se mostrou forte e a estratégia sólida, trabalhando em conjunto com as demais alianças", lembra Diego, ressaltando que o resultado é fruto do trabalho de muitas pessoas.

agrobot
Equipe comemora a conquista do primeiro lugar no 5º Festival
Nacional Sesi de Robótica. Foto: Rayane Gazola

Para o diretor regional do Senai MT, Carlos Eduardo Braguini, ter uma equipe campeã e que vai levar o nome do Mato Grosso para fora do país é muito significativo. “Mais do que ganhar competição, alcançar esses resultados significa que estamos no caminho correto, ao passo que estudantes estão sendo preparados para o mercado de trabalho, porque lidam com temas como raciocínio lógico, pensamento matemático, inteligência emocional e uma série de outras competências tão necessárias para levá-los para as profissões do futuro”.

O festival

O 5º Festival Sesi de Robótica reuniu cerca de 1.500 estuantes de todo o país, que competiram em quatro modalidades diferentes: FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), F1 in Schools e FIRST Robotics Competition (FRC). Na FRC, que teve trasmissão ao vivo para o mundo todo, participaram da disputa 43 equipes, com cerca de 500 estudantes.

Para o mundial, em Houston (EUA), a expectativa é de que 750 equipes estejam presentes no evento, com aproximadamente 20.000 alunos de diversas partes do planeta.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940