Acreditação de laboratório garante qualidade de serviços, aponta especialista - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Acreditação de laboratório garante qualidade de serviços, aponta especialista

29/03/2023 - 11h07
pdi
O laboratório de alimentos e bebidas do IST foi certificado
pelo Inmetro - Foto: Assessoria

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) concedeu a acreditação do laboratório de alimentos e bebidas do Instituto Senai de Tecnologia (IST). Além de funcionar como um reconhecimento formal da competência das organizações, a acreditação gera confiança na atuação das atividades.

A gestão dos processos baseado nas normas técnicas e legais é o principal critério avaliado pelo Inmetro, além dos requisitos técnicos em relação aos documentos, seguimento das normas de acordo com as metodologias requisitados. A infraestrutura do laboratório, como a temperatura, umidade, materiais de referência e equipamentos calibrados são levados em consideração na avaliação.

Na avaliação da gerente do IST, Tuka Martins, o reconhecimento formal chancela a qualidade de todos os trabalhos desenvolvidos na instituição. A profissional ressalta que com a acreditação, o Instituto Senai de Tecnologia confere ainda mais segurança aos clientes.

“A acreditação do laboratório demonstra a qualidade dos serviços prestados e é uma forma de reconhecimento da competência dos ensaios, além de ser uma referência da capacidade de produção. A acreditação formal é o controle da qualidade dos serviços, além da confiabilidade no resultado do trabalho”, reforça.

A acreditação é concedida aos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), a única organização de acreditação reconhecida pelo Governo Brasileiro. A verificação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para garantir a confiabilidade das organizações.

“O Instituto ganha muita confiabilidade da rastreabilidade e segurança para toda a cadeia. Oportuniza novos negócios e leva para outro nível de credibilidade, isso atrai empresas que possuem a política. Então, a acreditação amplia o mercado para negócios internacionais e nacionais”, aponta a mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e coordenadora dos laboratórios do IST, Aline Pietro.

Instituto Senai de Tecnologia

A unidade disponibiliza novos processos e novos produtos, transferindo novas tecnologias para auxiliar a solucionar os constantes desafios que as indústrias enfrentam. Independe se é de pequeno, médio ou de grande porte, as indústrias do estado contam com serviços laboratoriais, consultorias e serviços técnicos especializados, que são ofertados por meio de profissionais altamente qualificados, capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas atendidas. Ações para alavancar o seu negócio.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940