Instituto Senai realiza projeto para cadeia de proteína animal e recebe visita da Agência de Desenvolvimento Industrial - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instituto Senai realiza projeto para cadeia de proteína animal e recebe visita da Agência de Desenvolvimento Industrial

10/05/2023 - 14h24
visita abdi
Comitiva da ABDI e parceiros na empresa Dona Fresca

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) deu início ao projeto de inovação para a cadeia de proteína animal, o “Rede MT”, e recebeu representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para visita técnica em Cuiabá. Com o objetivo de promover a transformação digital, o projeto se propõe a elevar a eficiência do segmento por meio de metodologias reconhecidas (lean manufacturing, lean design e marketing digital), além de desenvolver uma plataforma de conectividade para frigoríficos e açougues.

A metodologia do Rede MT deve agregar valor ao processo produtivo, aos produtos, a marca e melhorar a comunicação B2B (empresa para empresa) por meio das especialidades contidas no trabalho de cada instituição, contribuindo com o aumento da produtividade e redução de custos, e de B2C (empresa para o consumidor) por meio das especialidades contidas no trabalho de cada instituição.

Na avaliação da líder do Habitat Senai do IST MT, Elena Paiva, um grande ativo para os estabelecimentos potencializarem vendas é a intensa atividade nas redes sociais, o que ainda é pouco explorado. Elena comenta que muitos não utilizam e não sabem como utilizar as redes sociais para prospectar e fidelizar clientes ou gerar valor a própria marca.

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“Hoje as indústrias possuem problemas operacionais que dificultam a sua digitalização, os açougues possuem dificuldade na comunicação com os frigoríficos para novos pedidos. Muitas tratativas ainda são feitas via telefone, o que dificulta até mesmo o acesso a novos fornecedores. E estes estabelecimentos também não sabem utilizar o seu potencial para gerar negócios nas redes sociais, utilizadas apenas como cartão de visitas e não para fortalecer o relacionamento”, comenta Elena.  

O projeto ainda prevê o lançamento do “Portal da Carne” que funcionará como um elo de comunicação entre os frigoríficos e os açougues, restaurantes e hotéis. No site será possível realizar a originação de carnes e derivados de maneira mais clara e de acordo com as especificações que deseja, em termos de padrão, qualidade e periodicidade.

Para o especialista da ABDI, Roberto Pedreira, a execução do projeto está sendo feita com maestria por já possibilitar a mudança de cultura e comportamental dos empresários em perceber a necessidade de inovar para fortalecer os negócios.

“É muito importante pensar em reestruturar as empresas, reestruturar seus planos de negócios para uma inserção mais robusta e organizada nesse mundo digital e acredito que quando a plataforma para cadeia da carne estiver em operação, o portal vai trazer aí muitos benefícios para cadeia produtiva e vai dar um enorme salto de qualidade e com a realização de negócios entre frigoríficos, açougues e clientes”, comenta Pedreira. 

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Comitiva da ABDI e parceiros na empresa Bull Beef

O Portal da Carne ainda contará com um mural onde os membros poderão publicar desafios que enfrentam e buscar no mercado soluções. E num momento futuro, uma plataforma educacional com roteiros de estudo e certificações. 

No setor industrial de acordo com o Perfil MT de Maturidade Tecnológica – Indústria 4.0 realizado pelo Senai MT em 2021, 51% (253 empresas) estão no nível de maturidade de otimização de processos. Isto significa que as empresas deveriam adotar métodos propostos pela manufatura enxuta, eficiência energética e produção mais limpa. 

Nesta fase piloto do projeto serão atendidas 60 empresas visando atingir os indicadores de maturidade digital: 10%, produtividade: 10% de nível de maturidade tecnológica e digital da empresa.

Texto: Amanda Simeone

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