Formação profissional: parceria é firmada entre Senai MT e Case IH em Rondonópolis - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Formação profissional: parceria é firmada entre Senai MT e Case IH em Rondonópolis

19/05/2023 - 18h25
Case ih
São previstas pelo menos 80 turmas com mais de 720 horas de cursos

Atentos a alta demanda de profissionais para trabalharem com manutenção de máquinas pesadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) firmou parceria com a empresa de máquinas agrícolas, Case IH, nesta sexta-feira (19.05) em Rondonópolis, para qualificação profissional como em mecânica agrícola especializada em agricultura de precisão.

Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, a parceria vai oportunizar aos cidadãos formações de alto nível que permitirão acesso a vagas de trabalho para o crescimento da região sul do estado.

“Quando nós olhamos para um profissional que repara um equipamento agrícola é uma pessoa que entende de software, entende de lógica e interpreta um diagrama elétrico, é uma outra realidade hoje. Com esses cursos, vamos ajudar as empresas de Mato Grosso a aumentarem sua competitividade e assim estamos trabalhando pelo desenvolvimento do estado e, especialmente, das pessoas”, disse Braguini. 

Ao todo, são previstas mais de 80 turmas com mais de 720 horas de cursos como manutenção de tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores da empresa. Além de Rondonópolis, ainda estão programadas para Mato Grosso, formações nas cidades de Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres. A expectativa é capacitar mais de 1.800 pessoas no estado. 

O gerente de treinamentos da Case IH, Gabriel Vieira, reforça que a formação profissional é fundamental para que as pessoas que forem operar as máquinas consigam extrair o máximo da tecnologia projetada para os equipamentos. “Essa é uma parceria que a Case IH entra junto com o Senai MT, onde a gente oferta um curso de profissionalização, de capacitação técnica pra que essas pessoas elas possam utilizar da tecnologia dos nossos produtos, dentro do campo, no agronegócio”, diz.

Case ih
Capacitação possibilita utilização correta e máxima das máquinas

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, o estado cresce exponencialmente e está no segundo ciclo de avanço na agroindústria, com ampla oferta de vagas, mas sem profissionais aptos para o trabalho.

“Uma máquina dessa é uma indústria sobre rodas com tecnologias de ponta e a gente precisa cada vez mais qualificar os nossos profissionais, principalmente para a manutenção dessas máquinas. Então é muito importante para Mato Grosso para que a gente avance cada vez mais qualificando os profissionais, preparando para o mercado de trabalho”, reforça.

Para mais informações sobre os cursos, clique aqui e acesse o site da formação.

Formação de Alta Perfomance

Além de Lucas do Rio Verde, a parceria firmada entre as instituições prevê formações em Barra do Bugres e Rondonópolis com mais de 1100 vagas para capacitação profissionais de jovens e adultos em manutenção das máquinas agrícolas da Case: tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores. As três unidades terão um bloco escolar dedicado à parceria com a marca nos municípios. Além das capacitações em manutenção, serão ofertadas especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica.

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940