Instituto Senai lança programa de residência em inteligência artificial para agroindústrias em MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instituto Senai lança programa de residência em inteligência artificial para agroindústrias em MT

26/10/2023 - 17h50
inteligencia artificial
Fotos: Marketing Sistema Fiemt 

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) lançou o programa de residência em inteligência artificial para agroindústrias do estado nesta quinta-feira (26.10). A iniciativa promove a formação de pessoas, além da realização de projetos de inovação com aplicação da tecnologia de inteligência artificial para aumentar a competitividade das indústrias.

A iniciativa recrutará pesquisadores e estudiosos na área da inteligência artificial para atuarem como bolsistas para encontrarem soluções tecnológicas para as indústrias que participarem. Na avaliação da gerente do IST MT, Tuka Martins, o Instituto busca resolver as necessidades das indústrias com as tecnologias existentes no mercado.

“O Senai tem a grande responsabilidade de fomentar a educação com o objetivo de conectar a indústria com tecnologia. O Instituto vai conectar as dores, ajudar a indústrias a entender como vai resolver esses problemas por meio da solução da inteligência artificial, além de fomentar a cultura de inovação, da tecnologia”, pontua.

inteligencia artificial
Fotos: Marketing Sistema Fiemt 

O programa inicia em 2024, é desenvolvido por meio do SenaiHub, e será executado em 12 meses com interessados em utilizar a inteligência artificial para otimizar processos, além da formação de capital humano apto a desenvolver e aplica as tecnologias de IA na indústria. A gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Naiara Galliani, reforça que a instituição está trabalhando a conexão de desafios com empresas, startups e nesta iniciativa serão pesquisadores que vão encontrar soluções.

“Neste programa todas as soluções serão elaboradas com a aplicação de inteligência artificial e serão escalados um time de bolsistas, mentes brilhantes que vão apoiar nas soluções para essas empresas, além de receberem uma qualificação em IA pela Fatec Senai durante os 12 meses de atuação para aprimorar, o conhecimento”, reforça.

O lançamento do programa contou com a participação do consultor de PDI do Senai Paraná, Marcos Paulo, para falar sobre aplicação de inteligência artificial nos negócios. O profissional ressaltou que o programa tem objetivo de provar que a inteligência artificial é para todos os portes de indústrias.

“Temos uma estrutura e equipe montada para ajudá-los a desmitificar esse aspecto de que a IA não é para mim, que é difícil de ser implantada, que eu não tenho competência para me apropriar dessa tecnologia. O HUB tem exatamente essa missão, apoiar as empresas para que elas consigam fazer essa adoção e melhorar a competitividade”, pontua.

Mais informações sobre o programa pelo telefone 65 99671-0963 ou pelo e-mail: iza.arruda@istsenaimt.ind.br

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940